MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
2626
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de Mulher
Local de Execução:
Paris
Datação:
1919 d.C.
Matéria:
Aguarela
Suporte:
Papel
Dimensões (cm):
altura: 35; largura: 24,5;
Descrição:
Figura feminina, de perfil, sentada da esquerda para a direita em banco apenas sugerido, com a perna direita em cima da perna esquerda (cruzada) e ausência dos pés. Os braços acompanham o plano horizontal dado pela perna direita e as mãos justapõem-se no colo. É dada particular atenção à cabeça e ao busto, ficando o restante corpo sugerido por largas manchas de cor ou mesmo ausência de definição, o mesmo acontecendo com o banco em que a figura fica sentada. Apresenta cabelo curto e enverga um vestido de virado fundo, em V, cingido na cintura.
Incorporação:
Compra
Origem / Historial:
É certamente uma das obras que o artista produziu no período em que esteve na Academia La Grande Chaumière, a suas expensas, e que é apresentada na IV Exposição de Pintura de Joaquim Lopes, na Galeria da Santa Casa da Misericórdia do Porto, em maio de 1920, onde além dos trabalhos produzidos na capital francesa, o artista aproveitou para incluir trinta e duas obras com temáticas alusivas às regiões do Minho e Alto Douro. De acordo com o respetivo catálogo, as obras de Paris aparecem sob o título Impressões de Paris e são organizadas pela técnica (óleo, aguarela ou pastel) e pelos motivos ou assuntos captados nos diferentes espaços que o artista frequentou: Monumento do Jardim de Luxemburgo; o Jardim do Carrossel; as aguarelas - Estudos da Academia de la Grande Chaumiere. Na relação dos quadros que Joaquim Lopes expôs no Museu de Grão Vasco, em 1927, aparece com a designação de Estudo de Atelier. Surge no registo de inventário de 1931 com o número 595, e integra, no ano de 1935, a Sala de Aguarelas, Pasteis e Desenho.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica