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FICHA DE INVENTÁRIO
Título: Última Ceia ou Instituição da Sagrada Eucaristia Suporte: Madeira de castanho Dimensões (cm): altura: 151; largura: 201,5; Descrição: Antigo retábulo da capela de Santa Marta do Paço Episcopal de Fontelo.
Apesar dos desgastes e dos repintes antigos que lhe desvirtuam valores, identificam-se nesta pintura as características do processo de Vasco Fernandes - no modo como descentra os núcleos formais e os ordena em planos sucessivos, sempre unificados pela distribuição rítmica da luz; no rigor que coloca na expressão volumétrica e na plasticidade da forma; na densidade expressiva dos rostos ou no preciosismo com que representa os pormenores de escala mais ínfima.
A importância desta pintura passa também pela complexidade do programa iconográfico e pela relação entre o registo figurativo, desenvolvido de modo contínuo, e a forma tripartida do suporte. Na tábua central, as figurações indicam tratar-se da representação da Última Ceia - Jesus Cristo, que segura o cálice eucarístico, é ladeado por São Pedro, São João e um outro apóstolo. Na tábua da esquerda, sete apóstolos organizados em redor da mesa, uma forma prolongada da tábua central com a forma de L, elevam com cumplicidade a hóstia eucarística. Judas, na tábua da direita, com a iconografia habitual da traição (o saco de moedas e o traje amarelo), complementa o grupo. As representações que surgem nesta tábua, à excepção de Judas e do pequeno cão, certamente um símbolo da fidelidade, por oposição à traição do apóstolo, não têm lugar na representação habitual do tema. O episódio do Lava-pés evoca-se através da presença da bacia com água em primeiro plano, e as duas figuras femininas que se aproximam de Cristo, uma das quais segura a boceta com o perfume de nardo, atributo de Madalena, poderão também associar-se ao Cupido, numa provável alusão à dicotomia entre o Amor Profano e o Amor Sagrado. Para adensar a narrativa, e também para assegurar a unidade visual do registo, representa-se em toda a extensão da pintura um muro contínuo que separa os planos. Na tábua central, assomam de um compartimento contíguo algumas personagens, uma das quais transporta para a mesa eucarística o cordeiro pascal, de acordo com a celebração judia. Os elementos que figuram sobre a mesa, as ervas amargas e o pão ázimo ou sem fermento, poderão ser entendidos como uma alusão ao tema da Saída do Egipto. Nos dois fundos restantes evocam-se já as cenas sequentes da Paixão. Incorporação: Transferência - Do Paço Episcopal do Fontelo.
Origem / Historial: Da capela de Santa Marta do Paço Episcopal de Fontelo.
Foi classificado como bem de interesse nacional (BIN), com a designação de «tesouro nacional», e publicado no diário da República nº 32, II Série, de 14 de fevereiro de 2023, Anúncio n.º 25/2023.
Tipo | Descrição | Imagem | Iconografia | "Nesta obra da fase final de Vasco Fernandes, o pintor recria o tema da Última Ceia numa composição invulgar, articulando um grande número de figuras num espaço bastante complexo nos seus vários planos. A topografia quase labiríntica (Dalila Rogrigues) da pintura resulta da complexidade iconográfica que o tríptico encerra, unindo ao tema principal referências a outras refeições de Cristo (em casa de Simão, em casa de Marta e em Emaús), o que talbez resulte de uma intenção manifestada pelo provável encomendador da pintura, o erudito bispo D. Miguel da Silva.
Mesmo nas obra finais, como esta, Vasco Fernandes mantém a capacidade descritiva dos objectos do quotidiano e a característica paleta algo penumbrosa e acastanhada que foi comum nas suas pinturas. O desenho das figuras esguias recorda modelos de outros santos de Grão Vasco, como os painéis de Salzedas, mas há na aplicação das cores um tratamento invulgarmente plano que sugere a colaboração de outro mestre, num estilo que, porém, não nos parece identificável com o de Gaspar Vaz." Joaquim Oliveira Caetano | | |
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