MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
2145
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Políptico da Capela-Mor da Sé de Viseu
Título:
Adoração dos Reis Magos
Autores:
Fernandes, Vasco
Henriques, Francisco (act.1500-1518)
Local de Execução:
Viseu
Datação:
1501 d.C. - 1506 d.C.
Suporte:
Madeira de Carvalho
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 131; largura: 81; espessura: 2,5;
Descrição:
Pintura a óleo sobre madeira de carvalho representando a adoração dos Reis Magos, painel do antigo retábulo da capela-mor da Sé de Viseu (1501-1506). À representação tradicional do tema da Adoração dos Reis Magos, acresce neste painel a presença de um índio brasileiro na figura do rei mago negro, Baltazar. Trata-se, com efeito, da primeira representação do índio na arte ocidental, decorrido que era um ou dois anos do "achamento" do Brasil. Situado no centro da composição, Baltazar ostenta um traje onde se misturam influências europeias tradicionais - a camisa e os calções - com a novidade exótica de um toucado de penas, bem como inúmeros colares de contas coloridas, grossas manilhas de ouro nos pulsos e tornozelos, brincos de coral branco, remate de penas idênticas às do toucado, no decote e na franja do corpete, e uma flecha tupinambá com o seu longo cabo. Segura igualmente uma taça feita de nós de coco montada em prata, o que reforça ainda o seu carácter exótico. A sua inserção num contexto religioso tão importante como é o da Adoração dos Reis Magos pressupõe, fundamentalmente, a ideia da cristianização do continente recém-descoberto, de acordo com as sugestões da carta de Pêro Vaz de Caminha, onde se relata o primitivismo social dos seus habitantes e a sua disponibilidade ética para a mensagem cristã. Saliente-se, ainda, o facto de o Menino segurar na mão esquerda uma moeda de ouro, numa sugestão ao secular desejo de riqueza associada aos Descobrimentos Portugueses. Integrado na segunda fiada do retábulo, este painel denuncia um investimento no realismo minucioso dos pormenores bem ao modo flamengo. Veja-se a textura do brocado ricamente adornado do Rei Mago de joelhos, em primeiro plano, o brilho dos metais, o rigor descritivo da cabana, onde figuram, para além dos animais tradicionais, um vaso de barro e uma vela acesa, ou o tratamento da paisagem arquitectónica do fundo.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Sala do Capítulo da Sé de Viseu, ao abrigo do Decreto 2: 284-C de 16 de Março de 1916, que cria o Museu de Grão Vasco.
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento

Lisboa, Palácio da Ajuda

1992-03-17

1992-06-10

Exposição - Lisboa

Lisboa

1895

Os Primitivos Portugueses

Lisboa

1940

XVII Exposição de Arte Ciência e Cultura "Os descobrimentos portugueses e a Europa do Renascimento"

MNAA - Lisboa

1983

A Arte na época do Tratado de Tordesilhas

Valhadolide

1994

IV Centenário da Fundação de S. Paulo

Brasil

1955

A Arte Portuguesa em Londres

Londres

1955

1956

L' Europe et la Decouverté du Monde

Bordéus - França

1960-05-30

1960-07-31

The European Vision of America

Washington, Cleveland e Paris

1975

1976

L' Amérique vue par l' Europe

Louvre - França

1976

1977

Feira Internacional de Antiguidades

Lisboa

1974

O Natal, Museu Grão Vasco

Galeria Almada Negreiros - Lisboa

1987

1988

Portugal - Brazil: The Age of Atlantic Discoveries

New York - USA

1990

Circa 1492. Art in the Age of Exploration

National Gallery of Art - Washington

1991

1992

O Brasil dos Viajantes

C.C.B. - Lisboa

1995-01-26

1995-04-02

Os Descobrimentos dos Portugueses e a sua Influência na Arte

Viseu

1957

Grão Vasco na Misericórdia

Igreja da Misericórdia - Viseu

2001-06-28

2004-05

Exposição Histórica Brasileira

S. Paulo - Brasil

1955

V Centenário da Morte de D. Henrique

Belém, Lisboa

1960-08-09

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica