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OBJECT DETAILS
Name: Políptico da Capela-Mor da Sé de Viseu Authors: Fernandes, Vasco Henriques, Francisco (act.1500-1518) Date / Period: 1501 A.D - 1506 A.D Holder: Madeira de carvalho Measurments (cm): height: 131; width: 81; thickness: 2,45; Description: Pintura a óleo sobre madeira de carvalho com representação da Anunciação da Virgem Maria pertença do antigo retábulo da capela-mor da Sé de Viseu (1501-1506). Do lado direito da composição, ostentando a longa filactéria de pergaminho com a tradicional inscrição, o arcanjo Gabriel assume a missão de mensageiro divino. Planante, e em atitude de genuflexão, dirige o seu olhar à Virgem, que cruza as mãos à altura do peito em sinal de submissão. A pomba, símbolo do Espírito Santo, está envolta na auréola luminosa que lhe acentua a visibilidade e lhe garante autonomia no campo figurativo. A cena da Anunciação, como é habitual, decorre no espaço interior de uma habitação, preenchida com o leito da Virgem e alguns objectos de evidente intenção narrativa e simbólica, designadamente o vaso com açucenas, o cesto de costura e o livro aberto. No fundo paisagístico, é visível o "puteus aquaram viventium" (o "poço de águas vivas"), que reforça a iconografia mariana.
A fisionomia dos rostos, a cor e a forma dos cabelos, ruivos e duramente anelados, assim como o tratamento dos panejamentos, que conferem volume às figuras e acentuam com angulosos pregueados a sua monumentalidade, a conquista da profundidade espacial através dos elementos decorativos do pavimento, o manuseamento incipiente da luz nos planos intermédios, são indicadores concretos da relação directa deste painel com a matriz flamenga. Na mesma linha, destaca-se o tratamento acutilantemente realista de alguns pormenores, nomeadamente o friso de pedras preciosas que remata o longo vestido de Gabriel ou o véu delicadamente transparente da Virgem.
Os desgastes e alguns repintes pontuais são especialmente visíveis na parte superior do painel, numa zona que originalmente estaria oculta pela estrutura entalhada do retábulo. Incorporation: Transferência - Transferência da Sala do Capítulo da Sé de Viseu, ao abrigo do Decreto 2: 284-C de 16 de Março de 1916, que cria o Museu de Grão Vasco.
Origin / History: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Bibliography | C. N. C. D. P. - Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento, Lisboa, 1992, pág. 82 | Carta do Bispo D. Fernando Gonçalves de Miranda, Museu Grão Vasco, Viseu, pág. - | MARKL, Dagoberto - História da Arte em Portugal, Lisboa, 1986, pág. vol. V | Revista "Monumentos", nº 13, DGEMN, Lisboa, Setembro 2000, pág. 69 | RODRIGUES, Dalila - Roteiro do Museu Grão Vasco. Lisboa: IPM/ASA, 2004, pág. - | SANTOS, Luis Reis - Vasco Fernandes e os Pintores de Viseu do século XVI. Lisboa: 1946, pág. 21-22, 65 | |
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