Denominação:
Estudo de figura
Técnica:
Desenho a traço e pincel com aguada de tinta da china e toques de tinta opaca azul e beige
Dimensões (cm):
altura: 46,2; largura: 30,2;
Descrição:
"A figura feminina, de pé, rosto de perfil, com vestido longo, de mãos cruzadas e apoiada no antebraço direito, cabeça ligeiramente inclinada para baixo, posiciona-se junto de uma janela. Trata-se, concerteza, pelas semelhanças fisionómicas e repetição do cenário (junto a uma janela), da filha do pintor, Maria Carneiro, de que se conhecem numerosos desenhos e apontamentos afectuosos do artista, frequentemente retratada no espaço familiar (cf. CASTRO, 1997, pp. 98-99).
O rosto da figura, com alguns toques subtis a tinta azul, recortado da superfície branca do papel que sugere a janela, aparece impreciso, como os restantes elementos da composição. Estes estão organizados em expressivas aguadas china, em tons que vão do cinza ao preto, mais escuros nas tonalidades que estruturam o vestuário, numa imaterialidade sentida e delicada.
A atitude da personagem que parece debruçar o olhar num "não lugar" - o espaço vazio através da janela - deixa pressentir um estado de interioridade pensativo e distante, implícito na designação de "Meditativa" a este belíssimo desenho, animado de uma melodia cadente e sugestiva que aflora da sensibilidade imagética do artista.
A quase ausência de perspectiva e de volumetria, a liberdade do traço e da mancha, o jogo bidimensional reduzido à essência e uma forte predominância psíquica, evidenciam a diferença entre um trabalho de encomenda e os seus estudos preparatórios e um desenho livre, executado pelo puro prazer de desenhar, cujo princípio e fim se esgotam na sua própria realização."
Correia, Maria João "Desenhos da Colecção do Museu Grão Vasco, séculos XVIII-XX", p. 57
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo