MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
1013
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
São João Evangelista
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Madeira (carvalho?)
Dimensões (cm):
altura: 106; largura: 47; profundidade: 34;
Descrição:
Escultura de madeira, de vulto pleno, em contraposto, apoiada na perna direita. Assente em base integrada poligonal, de faces centrais côncavas e curvas, elaborada com o mesmo tipo de madeira. Representa São João, Evangelista, de corpo inteiro, de pé, descalço, pé esquerdo em descanso sobre uma águia. É uma escultura volumosa, representando um jovem sem barba, de cabelos ondulados e longos. Veste túnica cingida na cintura e manto de pregas largas e assimétricas. Segura na mão esquerda um livro aberto e na mão direita, com falha de alguns dedos, uma pena, em falta. Tem a cabeça ligeiramente inclinada na direcção do livro, como quem está a escrever.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo
Origem / Historial:
A primeira referencia a este objecto surge em 1921, na publicação "Museu Regional de Grão vasco. Catalogo e Guia Sumario.", de Francisco de Almeida Moreira, na pagina 19, no capitulo dedicado à escultura de madeira: "Seis esculturas representando os Apostolos S. Pedro, S. Paulo, S. Marcos, S. João Evangelista, S. Mateus e S. João Baptista.Boa talha, seculo XVIII, madeira prateada."A atribuição da designaçao de S. João Baptista a S. Lucas podera ter-se tratado de uma classificação incorrecta, de um lapso ou erro de impressão. A referencia a madeira prateada aparece tambem no Inventario de 1931, nºs 740 a 745: "Seis esculturas de madeira prateada representando os Evangelistas e os Apostolos S. Pedro e S. Paulo", e no Livro de Cadastro de 1940 com os nºs de inventario 1314 a 1319 (6):"Esculturas de madeira prateada respresentando os Evangelistas" (incorrecção na generalização do termo "evangelistas" a todos os apostolos). Na Separata da Revista Panorama, nº 24, IV serie, 1967, reproduzida a p.b. na pagina 20, onde a legenda tecnica refere: "Madeira policromada" embora não se consiga vislumbrar vestigios de policromia na fotografia. Actualmente, a policromia antigamente mencionada não e visivel na escultura, mas antes vestígios de carnações no rosto. Esta peça esteve em exposição permanente desde finais dos anos 60 no Museu de Grão Vasco.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica