Origem / Historial:
Desenho comprado à viuva do artista, Emília Bordalo Pinheiro, em 05/01/1931, pelo então director do MGV, Francisco de Almeida Moreira. Deu entrada no museu em 14/01/1931. Este desenho fez parte de um núcleo de 21 estudos das figuras que, agrupadas por séculos (desde o sáculo XIV ao XIX), formam os seis paineis a óleo que guarnecem a Sala dos Passos Perdidos do Palácio de São Bento, ali colocados em 23/11/1926.
Os termos da aquisição dos referidos estudos foram registados num notário de Lisboa, Evaristo de Carvalho, e a promessa de venda orçamentada em sessenta mil escudos juntamente com um quadro a óleo do artista. O pagamento seria desdobrado em prestações de quinze mil escudos a amortizar nos quatro anos seguintes. As condições de venda da outorgante estipulavam que os desenhos e o quadro seriam colocados no Museu Grão Vasco numa sala apropriada, denominada Sala Columbano. Esta sala foi inaugurada nesse mesmo ano, no dia 5 de Julho, acontecimento que mereceu lugar de destaque na imprensa regional e nacional da época.
Ao longo dos anos 30 e 40 o acervo de obras de Columbano foi sendo enriquecido mercê de compras e doações, mantendo-se os desenhos em exposição lado a lado com pinturas do artista, constituindo, com estas, um núcleo monografico representativo de um dos maiores mestres da primeira geração do Naturalismo Português.
A partir de 1955, já com o 3º director do MGV, Russel Cortez, os desenhos foram retirados do itinerário expositivo para as reservas, criadas nos anos 60, após obras de remodelação do espaço museológico. Desde então, este núcleo tem sido objecto de exposições temporárias quer no MGV quer em outros museus e instituições.