|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea Local de Execução: Roma; na base, atrás Técnica: Escultura em gesso Dimensões (cm): altura: 106; largura: 100; profundidade: 53; Descrição: Figura humana híbrida, com pêlo e patas de bode, de tronco nu, sentado com as patas para trás e o joelho direito dobrado, tendo os braços afastados e segurando na mão direita a pequena flauta de Pã. Incorporação: Transferência - Conselho de Arte e Arqueologia
Origem / Historial: Prova de pensionista do Estado em Roma.
Bibliografia | BRAGANÇA, José de - "O Museu de Arte Contemporânea". In Portugal: A arte, os monumentos, a paisagem, os costumes, as curiosidades/ Lisboa: Museu de Arte Contemporânea. Lisboa: Neogravura, s/ d. [c. 1936], pág. 16 | FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XX. Lisboa: Bertrand, 1974, pág. 260 p/b | LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. 274 | PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 1. Lisboa: 1954, pág. 38 | Portugal: A arte, os monumentos, a paisagem, os costumes, as curiosidades/ Lisboa: Museu de Arte Contemporânea. Fasc. 9. Lisboa: Neogravura, s/ d. [c. 1936], pág. fig. 24 p/b | SILVA, Raquel Henriques da - "Sinais de ruptura: "livres" e humoristas". In PEREIRA, Paulo, dir. - História da Arte Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. 392 | SILVA, Raquel Henriques da - Leopoldo de Almeida. In Arte portuguesa do século XX [CD-ROM]. Lisboa: IAC, 1998, pág. cit. | Sociedade Nacional de Belas-Artes: Vigésima sexta exposição d'arte. Lisboa: Tip. do Comércio, 1929, pág. cat. 307 p/b | |
|
|