|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea Denominação: A Revolta das bonecas Dimensões (cm): altura: 114; largura: 132; Descrição: Composição com formas circulares e prismas triangulares e rectangulares em contrastes simultâneos de cor, que desconstroem figurações de bonecas minhotas, melancias ou abóboras, e algumas árvores estilizadas à direita. No centro, duas bonecas que funcionam com um eixo em volta do qual se movimenta circularmente a composição. Nesta obra maior do período de Vila do Conde (1915-17), Viana utiliza profusamente o disco simultaneísta ou órfico de Robert e Sonia Delaunay, servindo um "uso coisificado da abstracção" (FRANÇA, J.-A. - A Arte em Portugal no século XX, 1974), e opera igualmente uma simplificação da paleta, combinando ritmicamente contrastes de cores puras do espectro solar. Incorporação: Doação - Mily Possoz
Origem / Historial: Doação da pintora Mily Possoz, em 1957.
Informação sobre intervenções de conservação restauro:
- A obra foi intervencionada em 2001 pela Empresa Junqueira 220. (Ver Doc. associada)
Bibliografia | Eduardo Viana (1881-1967). Porto: Fundação de Serralves, 1992, pág. 109 cor | Eduardo Viana: Ami des Delaunay (1881-1967). Mons: Fondation Europalia International, 1991, pág. 97 cor | Exposição retrospectiva da obra do pintor Eduardo Viana. Lisboa: SNI, 1968, pág. cat. 31 cor | FERREIRA, Paulo - Correspondance de quatre artistes portugais - Almada Negreiros, José Pacheco, Souza-Cardodo, Eduardo Viana - avec Robert et Sonia Delaunay. Paris: PUF, 1972, pág. 201 | FRANÇA, José-Augusto - "Eduardo Viana, 1968". Colóquio/ Revista de Artes e Letras. Nº 48. Abril. Lisboa: FCG, 1968, pág. 7 p/b | FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XX. Lisboa: Bertrand, 1974, pág. 140 p/b | FRANÇA, José-Augusto - Eduardo Viana. Colecção de arte contemporânea. Lisboa: Artis, 1969, pág. rep. cor | FRANÇA, José-Augusto; CHICÓ; Mário Tavares; SANTOS, Armando Vieira, plan. e org. - Dicionário da Pintura Universal: Pintura Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. 423 | GONÇALVES, Rui Mário - História da Arte em Portugal: Pioneiros da Modernidade. Vol. 12. Lisboa: Alfa, 1986, pág. - | HENRIQUES, Paulo - "Do Isolamento: Arte Portuguesa no Tempo de Fernando Pessoa". In Arte Moderna Portuguesa no tempo de Fernando Pessoa, 1910-1940. Zurique: Edition Stemmle, 1997, pág. 40 | HENRIQUES, Paulo, org. - Arte Moderna Portuguesa no tempo de Fernando Pessoa, 1910-1940. Zurique: Edition Stemmle, 1997, pág. 125 cor | LAPA, Pedro - Eduardo Viana: A Revolta; A Revolta das bonecas. 2003. 1 p. Texto de exposição. Acessível no Museu do Chiado, Lisboa, Portugal, pág. - | Le XXème au Portugal. Lisboa: CAM/ FCG, 1986, pág. 17 cor | LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 135 cor | SANTOS, David - Modernismo e vanguarda nas colecções do Museu do Chiado (1900-1940). Lisboa: IPM/ MFTPJ, 2001, pág. 18 cor | SILVA, Raquel Henriques da - Eduardo Viana. In Arte portuguesa do século XX [CD-ROM]. Lisboa: IAC, 1998, pág. fig. 11 cor | Tradición, vangarda e modernidade do século XX portugués. Santiago de Compostela: Consorcio da cidade, 1993, pág. 85 cor | MNAC: Colecção de Pintura Portuguesa (1842-1979). Queluz: Galeria de Exposições Temporárias do Palácio Nacional de Queluz, 1989, pág. 118 | Sónia e Robert Delaunay em Portugal e os Seus Amigos Eduardo Viana, Amadeo de Souza-Cardoso, José Pacheco, Almada Negreiros. Lisboa: Fundação calouste Gulbenkian, 1972., pág. 72 p/b | |
|
|