MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
340
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Camões salvando "Os Lusíadas"
Local de Execução:
Porto; no verso da tela
Datação:
1867 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 160; largura: 115;
Descrição:
Pintura de História. Num cenário de tempestade, vê-se a figura magra a corpo inteiro do poeta Luís de Camões, tentando subir para um grande rochedo, de olhar no céu, agarrando-se com a mão esquerda numa esquina e pousando o pé esquerdo numa reentrância, tendo o outro pé esticado à frente, equilibrando-se num madeiro. Junto do peito, segura firmemente com a mão direita o manuscrito de "Os Lusíadas". No fundo, vê-se uma tábua boiando num mar revolto e o céu nublado. Composição romântica que encena um episódio mítico da vida do poeta: Camões terá salvo a sua obra-prima durante um violento naufrágio no delta do rio Mékong.
Incorporação:
Transferência - MNAA
Origem / Historial:
Dedicado e oferecido pelo artista ao rei D. Fernando II (1816-1885). Informação sobre intervenções de conservação-restauro: - Em 1971, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.66/71). Tratamento: "Entretelagem com cera Elemi e resina Damar em tela T4E, aplicação na mesma grade a qual foi previamente tratada com paraloide, remoção do verniz oxidados, preenchimento das lacunas com massa de caulino e totin e sua integração a têmpera, aplicação de verniz à tableaux e ceronis." - Em 1999, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.16/99). Tratamento efectuado: "Limpeza da camada cromática com remoção de verniz amarelecido e aligeiramento de retoques escurecidos, com solução de isoctano, etanol e white spirit (2:1:1); tonalização de retoques antigos com pigmento aglutinado em verniz de retoque à base de resina de ciclohexanona (Talens)."
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica