MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
991
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato do Conselheiro António Cândido
Local de Execução:
Lisboa; canto superior direito
Datação:
1896 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 81; 120; largura: 65; 104;
Descrição:
Retrato de António Cândido Ribeiro da Costa (1852-1922), Doutor em Direito e Teologia pela Universidade de Coimbra em 1878, catedrático em 1881, que publicou vários ensaios sobre Direito e Filosofia Política e os seus Discursos Parlamentares em vários tomos. Teve uma careira política de grande relevo, aquele que muitos chamavam "Águia do Marão": deputado pelo Partido Progressista em 1880-81/ 1884-87/ 1887-89, ministro da Instrução em 1890-91, foi nomeado par do reino em 1891. Em 1902, é nomeado Conselheiro de Estado e, por fim, eleito presidente da Câmara dos Pares em 1905. Sobre um fundo negro, Cândido está retratado a meio-corpo, de frente, vestindo um fato escuro de gala, casaco com grandes abas em cetim, gravata e colete pretos e colarinho branco levantado. Fixa algo, a cabeça ligeiramente mais levantada que no retrato convencional, e sobretudo, registe-se a iluminação intensa e uniforme do rosto, sugerindo uma aura inspirada e o verbo inquieto deste tribuno da Regeneração.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado
Origem / Historial:
Adquirido a D. Maria da Glória Teixeira de Vasconcelos. Informação sobre intervenções de conservação-restauro: - A obra foi intervencionada em 1999 no Laboratório José de Figueiredo (processo rest.nº6/99). Tratamento efectuado:" colocação de bandas com cera 7.2.1; engradamento em grade nova; limpeza da camada cromática; colocação de massa de caulino e totin; integração cromática a têmpera, finalizações a pigmento diluído em verniz; envernizamento final (com spray)."
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica