MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 15 de dezembro de 2018    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
1643
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Éguas de manada
Datação:
1929 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 106; largura: 126;
Descrição:
Uma manada de éguas e um potro pastando, três de pêlo castanho, uma branca e um pôtro de pêlo escuro, mais perto, em perfis sobrepostos e alternados, ruminando debaixo de dois troncos cruzados de árvores, à direita, destacando-se em primeiro plano duas piteiras.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado ao artista
Origem / Historial:
Adquirido pelo Estado em 1956. A obra foi alvo de intervenção de conservação e restauro em 2003, pela Empresa K4 - Conservação e Restauro Lda. O tratamento efectuado consistiu na fixação pontual em grandes áreas, pelo anverso com cola animal, aplicada a pincel em solução quente a 7% em água destilada e nipagim, planificação ajudada com pressão e muito pontualmente calor, através de espátula quente; na rectificação da fixação pelo anverso com emulsão de plextol e água a não mais de 25%; e na aplicação pontual de massas de caulino, seu nivelamento e integração com aguarelas. (ver Doc. associada) Intervenções de conservação e restauro: - A obra foi intervencionada em 1969, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.66/69). Tratamento: Planificação e fixação da camada cromática com resina Damar e goma Elemi, aplicação de uma camada de protecção de verniz de retoque Talens.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica