MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 23 de maio de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
1643
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Éguas de manada
Datação:
1929 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 106; largura: 126;
Descrição:
Uma manada de éguas e um potro pastando, três de pêlo castanho, uma branca e um pôtro de pêlo escuro, mais perto, em perfis sobrepostos e alternados, ruminando debaixo de dois troncos cruzados de árvores, à direita, destacando-se em primeiro plano duas piteiras.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado ao artista
Origem / Historial:
Adquirido pelo Estado em 1956. A obra foi alvo de intervenção de conservação e restauro em 2003, pela Empresa K4 - Conservação e Restauro Lda. O tratamento efectuado consistiu na fixação pontual em grandes áreas, pelo anverso com cola animal, aplicada a pincel em solução quente a 7% em água destilada e nipagim, planificação ajudada com pressão e muito pontualmente calor, através de espátula quente; na rectificação da fixação pelo anverso com emulsão de plextol e água a não mais de 25%; e na aplicação pontual de massas de caulino, seu nivelamento e integração com aguarelas. (ver Doc. associada) Intervenções de conservação e restauro: - A obra foi intervencionada em 1969, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.66/69). Tratamento: Planificação e fixação da camada cromática com resina Damar e goma Elemi, aplicação de uma camada de protecção de verniz de retoque Talens.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica