MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
279
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
No atelier
Autor:
Sousa, Aurélia de (Valparaíso, Chile, 1866 - Porto, 1922)
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 55; largura: 48;
Descrição:
Interior do atelier semi-escurecido da pintora portuense, iluminado por uma luz diáfana que vem da esquerda, com um cenográfico cortinado encerrando uma portada de madeira, à frente da qual se detém um cavalete com um quadro de paisagem. Aurélia representa-se sentada e debruçada numa mesa, tapando a cara, citando directamente o Goya dos "Caprichos", e remetendo-se para o universo romântico do espanhol: "O sono da razão produz monstros". O tenebrismo encenado do atelier, lugar de amargura e de dúvida de Aurélia, num registo semelhante aos interiores do séc. XVII, decerto fascinou Columbano, que o comprou para o antigo MNAC, confirmando o seu caminho junto das gerações mais novas, num tempo (de guerra) em que o director do museu já era contestado pelos modernistas da Brasileira.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado
Origem / Historial:
Adquirido pelo Estado em 1916. Intervenções de conservação e restauro: - Em 1973, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.74/73). Tratamento: Remoção do verniz com acetona e isoctano, tonalização de pequenas faltas pictóricas e aplicação de verniz de retoque Talens no final. - Em 2023 foram realizadas Radiografia e Reflectografa de infravermelho e concluiu-se que há uma pintura subjacente, um rosto de homem, vísivel nalguns pontos.

Bibliografia

Artistas Portuguesas. Lisboa: SNBA, 1977, pág. 43 p/b

FRANÇA, José-Augusto; CHICÓ; Mário Tavares; SANTOS, Armando Vieira, plan. e org. - Dicionário da Pintura Universal: Pintura Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. 388

MATIAS, Maria Margarida - "O naturalismo na pintura". In RIO-CARVALHO, Manuel, dir. - História da Arte em Portugal: do Romantismo ao fim do século. Vol. 11. Lisboa: Alfa, 1986, pág. 117 cor

LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 105 cor

Natura Artis Magistra: A natureza mestra das artes. Almada: Casa da Cerca/ Centro de Arte Contemporânea, 2001, pág. 101 cor

O rosto da máscara: A auto-representação na arte portuguesa. Lisboa: CCB, 1994, pág. 109 cor

PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 1. Lisboa: 1954

SILVA, Raquel Henriques da - "Romantismo e pré-naturalismo". In PEREIRA, Paulo, dir. - História da Arte Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. 347-48

SILVA, Raquel Henriques da - Aurélia de Souza. Lisboa: Edições Inapa, 1992, pág. 79 cor

Um século de pintura e escultura portuguesas. Lisboa: MNAC, 1965, pág. fig. 46 p/b

LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 324, 325 cor

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica