MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
279
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
No atelier
Autor:
Sousa, Aurélia de (Valparaíso, Chile, 1866 - Porto, 1922)
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 55; largura: 48;
Descrição:
Interior do atelier semi-escurecido da pintora portuense, iluminado por uma luz diáfana que vem da esquerda, com um cenográfico cortinado encerrando uma portada de madeira, à frente da qual se detém um cavalete com um quadro de paisagem. Aurélia representa-se sentada e debruçada numa mesa, tapando a cara, citando directamente o Goya dos "Caprichos", e remetendo-se para o universo romântico do espanhol: "O sono da razão produz monstros". O tenebrismo encenado do atelier, lugar de amargura e de dúvida de Aurélia, num registo semelhante aos interiores do séc. XVII, decerto fascinou Columbano, que o comprou para o antigo MNAC, confirmando o seu caminho junto das gerações mais novas, num tempo (de guerra) em que o director do museu já era contestado pelos modernistas da Brasileira.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado
Origem / Historial:
Adquirido pelo Estado em 1916. Intervenções de conservação e restauro: - Em 1973, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.74/73). Tratamento: Remoção do verniz com acetona e isoctano, tonalização de pequenas faltas pictóricas e aplicação de verniz de retoque Talens no final. - Em 2023 foram realizadas Radiografia e Reflectografa de infravermelho e concluiu-se que há uma pintura subjacente, um rosto de homem, vísivel nalguns pontos.

Bibliografia

Artistas Portuguesas. Lisboa: SNBA, 1977, pág. 43 p/b

FRANÇA, José-Augusto; CHICÓ; Mário Tavares; SANTOS, Armando Vieira, plan. e org. - Dicionário da Pintura Universal: Pintura Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. 388

MATIAS, Maria Margarida - "O naturalismo na pintura". In RIO-CARVALHO, Manuel, dir. - História da Arte em Portugal: do Romantismo ao fim do século. Vol. 11. Lisboa: Alfa, 1986, pág. 117 cor

LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 105 cor

Natura Artis Magistra: A natureza mestra das artes. Almada: Casa da Cerca/ Centro de Arte Contemporânea, 2001, pág. 101 cor

O rosto da máscara: A auto-representação na arte portuguesa. Lisboa: CCB, 1994, pág. 109 cor

PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 1. Lisboa: 1954

SILVA, Raquel Henriques da - "Romantismo e pré-naturalismo". In PEREIRA, Paulo, dir. - História da Arte Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. 347-48

SILVA, Raquel Henriques da - Aurélia de Souza. Lisboa: Edições Inapa, 1992, pág. 79 cor

Um século de pintura e escultura portuguesas. Lisboa: MNAC, 1965, pág. fig. 46 p/b

LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 324, 325 cor

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica