MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 22 de novembro de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
279
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
No atelier
Autor:
Sousa, Aurélia de (Valparaíso, Chile, 1866 - Porto, 1922)
Datação:
1916 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 55; largura: 48;
Descrição:
Interior do atelier semi-escurecido da pintora portuense, iluminado por uma luz diáfana que vem da esquerda, com um cenográfico cortinado encerrando uma portada de madeira, à frente da qual se detém um cavalete com um quadro de paisagem. Aurélia representa-se sentada e debruçada numa mesa, tapando a cara, citando directamente o Goya dos "Caprichos", e remetendo-se para o universo romântico do espanhol: "O sono da razão produz monstros". O tenebrismo encenado do atelier, lugar de amargura e de dúvida de Aurélia, num registo semelhante aos interiores do séc. XVII, decerto fascinou Columbano, que o comprou para o antigo MNAC, confirmando o seu caminho junto das gerações mais novas, num tempo (de guerra) em que o director do museu já era contestado pelos modernistas da Brasileira.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado
Origem / Historial:
Adquirido pelo Estado em 1916. Intervenções de conservação e restauro: - Em 1973, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.74/73). Tratamento: Remoção do verniz com acetona e isoctano, tonalização de pequenas faltas pictóricas e aplicação de verniz de retoque Talens no final.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica