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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
1524
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de grupo
Título:
O Grupo do Leão
Datação:
1885 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 201; largura: 376; espessura: 6;
Descrição:
Retrato colectivo de um grupo de pintores da primeira geração naturalista, figuras em tamanho natural, sentadas à volta de uma mesa da antiga cervejaria Leão de Ouro, em Lisboa. Enquadrados por duas colunas de cada lado da enorme tela, uma delas mais visível à esquerda, e por um pequeno parapeito em primeiro plano, Columbano retrata, adaptando com algum humor o tema religioso da Última Ceia, da esquerda para a direita, José Malhoa (1855-1933), sentado à frente da mesa, em primeiro plano, de lenço branco no pescoço, com a mão direita assente no joelho e a outra em cima da mesa, com um cigarro aceso, atrás Henrique Pinto (1853-1912), encostado à coluna, calvo, de perfil virado para a direita, em cima Ribeiro Cristino (1858-1948), de pé, de casaco escuro e gola branca, fitando o observador com um rosto pálido, ao lado, sentado, João Vaz (1859-1931), com um olhar ausente, de bigode e óculos, depois, em pé, distinguindo-se pela cartola que usa na cabeça, vê-se o poeta Alberto de Oliveira (1861-1922), o organizador das exposições e catálogos do grupo, inclinando-se e mostrando uma revista ilustrada a Silva Porto (1850-1893), sentado à sua frente, discretamente, fitando também o observador. A seu lado está António Ramalho (1859-1916), com um lenço verde no pescoço, galhofando e em cima, em pé, o criado da cervejaria Manuel Fidalgo, de suíças e avental branco, empunhando nas duas mãos uma travessa. À sua frente, em primeiro plano, de cotovelo assente na mesa, vê-se José Maria de Moura Girão (1840-1916), de perna cruzada e segurando na mão esquerda uma bengala, de cachimbo na boca, fitando o observador, e a seu lado Rodrigues Vieira (1856-1898), encostado à coluna, sorrindo para o observador, de mão esquerda na cintura e segurando na outra uma caneca de cerveja. Junto deste último, atrás da mesa, vê-se Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), de chapéu castanho, bigode e monóculo, sorrindo com bonomia, e atrás do grande caricaturista assome o autor desta ambiciosa composição e seu irmão, Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1929), de cartola na cabeça, barba e lunetas, posando com uma bengala debaixo do braço, parecendo estar prestes a sair de cena, vendo-se a seu lado ainda, junto da coluna direita, o criado Dias (ou o entalhador Leandro Braga, segundo Diogo de Macedo), envolto no fumo de tabaco do interior da cervejaria. À frente do criado, quase tapado pela coluna, distingue-se a cabeça do pintor Cipriano Martins.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 * Adquirido pelo Estado a Ramos da Costa, por verba extraordinária do Ministério das Finanças (400 000$00), em 1953. O quadro esteve para ser vendido ao brasileiro Assis Chateaubriand, proprietário do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Artur Cupertino de Miranda também estava interessado.

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

L' Art Portugais de l' époque des grandes découvertes au XX siècle

Paris: Jeu de Paume

1931

Soleil et ombres: L' art portugais du XIX ème siècle

Paris: Petit Palais

1987-10-20

1988-01-04

MNAC: Colecção de Pintura Portuguesa (1842-1979)

Queluz: Galeria de exposições temporárias/ Palácio Nacional de Queluz

1989-07

1990-07

Arte portuguesa do século XIX

Lisboa: Galeria de Pintura do Rei D. Luís/ IPPC

1988-03

1988-05

Exposição comemorativa do centenário do nascimento de Columbano

Lisboa: MNAC

1957-11-09

Columbano

Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea

1980

Cervejaria Leão de Ouro

Lisboa: Rua 1º de Dezembro (antiga Rua do Príncipe)

1885-04-16

Exposição do "Grupo do Leão"

Lisboa: SNBA

1941-07-05

Exposição retrospectiva cinquentenária (1901-1951)

Lisboa: SNBA

1951-06-09

1951-06-24

O Grupo do Leão e o Naturalismo Português

São Paulo: Pinacoteca do Estado

1996-07-02

1996-08-20

O rosto da máscara: A auto-representação na arte portuguesa

Lisboa: Centro Cultural de Belém

1994-05

A Arte Portuguesa da época das grandes descobertas ao século XX

Lisboa: MNAA

1932-02

1932-03

O século XIX nas colecções do Museu do Chiado - MNAC

Lisboa: Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea

2005-03-10

2005-05-22

Malhoa e Bordalo: Confluências de uma geração

Caldas da Rainha: Museu de José Malhoa

2005-08-18

2005-11-21

Retratos e figuras na paisagem da colecção do Museu do Chiado - MNAC

Lisboa: Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea

2006-10-04

2007-02-07

Columbano Bordalo Pinheiro: 1874-1900

Lisboa: Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea

2007-02-16

2007-05-27

Um percurso: dois sentidos

Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado

2010

Arte Portuguesa do século XIX (1850-1910)

Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado

2011-04-07

2011-06-12

Exposição permanente da Colecção MNAC. 1850-1975

Piso 2 A

2013-02-20

2015-06-28

 
     
     
   
     
     
     
 
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