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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea Denominação: Retrato de grupo Dimensões (cm): altura: 201; largura: 376; espessura: 6; Descrição: Retrato colectivo de um grupo de pintores da primeira geração naturalista, figuras em tamanho natural, sentadas à volta de uma mesa da antiga cervejaria Leão de Ouro, em Lisboa. Enquadrados por duas colunas de cada lado da enorme tela, uma delas mais visível à esquerda, e por um pequeno parapeito em primeiro plano, Columbano retrata, adaptando com algum humor o tema religioso da Última Ceia, da esquerda para a direita, José Malhoa (1855-1933), sentado à frente da mesa, em primeiro plano, de lenço branco no pescoço, com a mão direita assente no joelho e a outra em cima da mesa, com um cigarro aceso, atrás Henrique Pinto (1853-1912), encostado à coluna, calvo, de perfil virado para a direita, em cima Ribeiro Cristino (1858-1948), de pé, de casaco escuro e gola branca, fitando o observador com um rosto pálido, ao lado, sentado, João Vaz (1859-1931), com um olhar ausente, de bigode e óculos, depois, em pé, distinguindo-se pela cartola que usa na cabeça, vê-se o poeta Alberto de Oliveira (1861-1922), o organizador das exposições e catálogos do grupo, inclinando-se e mostrando uma revista ilustrada a Silva Porto (1850-1893), sentado à sua frente, discretamente, fitando também o observador. A seu lado está António Ramalho (1859-1916), com um lenço verde no pescoço, galhofando e em cima, em pé, o criado da cervejaria Manuel Fidalgo, de suíças e avental branco, empunhando nas duas mãos uma travessa. À sua frente, em primeiro plano, de cotovelo assente na mesa, vê-se José Maria de Moura Girão (1840-1916), de perna cruzada e segurando na mão esquerda uma bengala, de cachimbo na boca, fitando o observador, e a seu lado Rodrigues Vieira (1856-1898), encostado à coluna, sorrindo para o observador, de mão esquerda na cintura e segurando na outra uma caneca de cerveja. Junto deste último, atrás da mesa, vê-se Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), de chapéu castanho, bigode e monóculo, sorrindo com bonomia, e atrás do grande caricaturista assome o autor desta ambiciosa composição e seu irmão, Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1929), de cartola na cabeça, barba e lunetas, posando com uma bengala debaixo do braço, parecendo estar prestes a sair de cena, vendo-se a seu lado ainda, junto da coluna direita, o criado Dias (ou o entalhador Leandro Braga, segundo Diogo de Macedo), envolto no fumo de tabaco do interior da cervejaria. À frente do criado, quase tapado pela coluna, distingue-se a cabeça do pintor Cipriano Martins. Incorporação: Compra - Adquirido pelo Estado
Origem / Historial: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Adquirido pelo Estado a Ramos da Costa, por verba extraordinária do Ministério das Finanças (400 000$00), em 1953. O quadro esteve para ser vendido ao brasileiro Assis Chateaubriand, proprietário do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Artur Cupertino de Miranda também estava interessado.
Título | Local | Data Início | Encerramento | N.º Catálogo | L' Art Portugais de l' époque des grandes découvertes au XX siècle | Paris: Jeu de Paume | 1931 | | | Soleil et ombres: L' art portugais du XIX ème siècle | Paris: Petit Palais | 1987-10-20 | 1988-01-04 | | MNAC: Colecção de Pintura Portuguesa (1842-1979) | Queluz: Galeria de exposições temporárias/ Palácio Nacional de Queluz | 1989-07 | 1990-07 | | Arte portuguesa do século XIX | Lisboa: Galeria de Pintura do Rei D. Luís/ IPPC | 1988-03 | 1988-05 | | Exposição comemorativa do centenário do nascimento de Columbano | Lisboa: MNAC | 1957-11-09 | | | Columbano | Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea | 1980 | | | Cervejaria Leão de Ouro | Lisboa: Rua 1º de Dezembro (antiga Rua do Príncipe) | 1885-04-16 | | | Exposição do "Grupo do Leão" | Lisboa: SNBA | 1941-07-05 | | | Exposição retrospectiva cinquentenária (1901-1951) | Lisboa: SNBA | 1951-06-09 | 1951-06-24 | | O Grupo do Leão e o Naturalismo Português | São Paulo: Pinacoteca do Estado | 1996-07-02 | 1996-08-20 | | O rosto da máscara: A auto-representação na arte portuguesa | Lisboa: Centro Cultural de Belém | 1994-05 | | | A Arte Portuguesa da época das grandes descobertas ao século XX | Lisboa: MNAA | 1932-02 | 1932-03 | | O século XIX nas colecções do Museu do Chiado - MNAC | Lisboa: Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea | 2005-03-10 | 2005-05-22 | | Malhoa e Bordalo: Confluências de uma geração | Caldas da Rainha: Museu de José Malhoa | 2005-08-18 | 2005-11-21 | | Retratos e figuras na paisagem da colecção do Museu do Chiado - MNAC | Lisboa: Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea | 2006-10-04 | 2007-02-07 | | Columbano Bordalo Pinheiro: 1874-1900 | Lisboa: Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea | 2007-02-16 | 2007-05-27 | | Um percurso: dois sentidos | Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado | 2010 | | | Arte Portuguesa do século XIX (1850-1910) | Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado | 2011-04-07 | 2011-06-12 | | Exposição permanente da Colecção MNAC. 1850-1975 | Piso 2 A | 2013-02-20 | 2015-06-28 | | |
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