MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 23 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
1524
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de grupo
Título:
O Grupo do Leão
Datação:
1885 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 201; largura: 376; espessura: 6;
Descrição:
Retrato colectivo de um grupo de pintores da primeira geração naturalista, figuras em tamanho natural, sentadas à volta de uma mesa da antiga cervejaria Leão de Ouro, em Lisboa. Enquadrados por duas colunas de cada lado da enorme tela, uma delas mais visível à esquerda, e por um pequeno parapeito em primeiro plano, Columbano retrata, adaptando com algum humor o tema religioso da Última Ceia, da esquerda para a direita, José Malhoa (1855-1933), sentado à frente da mesa, em primeiro plano, de lenço branco no pescoço, com a mão direita assente no joelho e a outra em cima da mesa, com um cigarro aceso, atrás Henrique Pinto (1853-1912), encostado à coluna, calvo, de perfil virado para a direita, em cima Ribeiro Cristino (1858-1948), de pé, de casaco escuro e gola branca, fitando o observador com um rosto pálido, ao lado, sentado, João Vaz (1859-1931), com um olhar ausente, de bigode e óculos, depois, em pé, distinguindo-se pela cartola que usa na cabeça, vê-se o poeta Alberto de Oliveira (1861-1922), o organizador das exposições e catálogos do grupo, inclinando-se e mostrando uma revista ilustrada a Silva Porto (1850-1893), sentado à sua frente, discretamente, fitando também o observador. A seu lado está António Ramalho (1859-1916), com um lenço verde no pescoço, galhofando e em cima, em pé, o criado da cervejaria Manuel Fidalgo, de suíças e avental branco, empunhando nas duas mãos uma travessa. À sua frente, em primeiro plano, de cotovelo assente na mesa, vê-se José Maria de Moura Girão (1840-1916), de perna cruzada e segurando na mão esquerda uma bengala, de cachimbo na boca, fitando o observador, e a seu lado Rodrigues Vieira (1856-1898), encostado à coluna, sorrindo para o observador, de mão esquerda na cintura e segurando na outra uma caneca de cerveja. Junto deste último, atrás da mesa, vê-se Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), de chapéu castanho, bigode e monóculo, sorrindo com bonomia, e atrás do grande caricaturista assome o autor desta ambiciosa composição e seu irmão, Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1929), de cartola na cabeça, barba e lunetas, posando com uma bengala debaixo do braço, parecendo estar prestes a sair de cena, vendo-se a seu lado ainda, junto da coluna direita, o criado Dias (ou o entalhador Leandro Braga, segundo Diogo de Macedo), envolto no fumo de tabaco do interior da cervejaria. À frente do criado, quase tapado pela coluna, distingue-se a cabeça do pintor Cipriano Martins.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 * Adquirido pelo Estado a Ramos da Costa, por verba extraordinária do Ministério das Finanças (400 000$00), em 1953. O quadro esteve para ser vendido ao brasileiro Assis Chateaubriand, proprietário do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Artur Cupertino de Miranda também estava interessado.

Bibliografia

ALDEMIRA, Luís Varela - Columbano: Ensaio biográfico e crítico. Lisboa: Livraria Portugal, 1941, pág. 34-35

AZEVEDO, Manuela de - Columbano. Colecção Artistas Portugueses do século XX. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidad, s/d, pág. rep. p/b

BOTELHO, Carlos - "Columbano-precursor". Panorama. 3ª série, nº 8. Dezembro. Lisboa: SNI, 1957, pág. s/ p. p/b

CHRISTINO, Ribeiro - Estética citadina. Lisboa: Livraria Portugália, 1923, pág. 37

Columbano. Lisboa: IPPC/ MNAC, 1980, pág. 25-26 cor

Contemporânea. Vol. III. N.ºs 7, 8 e 9. Janeiro, Fevereiro e Março. Lisboa: Sociedade de "Edições Contemporânea", 1923, pág. 36/37 p/b

COSTA, Lucília Verdelho da - "Sol e sombras: A arte portuguesa do século XIX no Museu do Petit Palais em Paris". Colóquio/ Artes. 2ª série. 29º ano, nº 74. Setembro. Lisboa: FCG, 1987, pág. 14 p/b

COSTA, Lucília Verdelho da; BRANDÃO; Ecycla Castanheira - Amar o outro mar: A pintura de Malhoa. Lisboa: Ministério da Cultura/ GRCI, 2003, pág. 35 e 52 cor

COUTO, Matilde Tomaz do - "Henrique Pinto e o Grupo do Leão: 1881-1889". In Homenagem a Henrique Pinto: Exposição de Pintura. Figueiró dos Vinhos: Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinho, 2002, pág. 11

COUTO, Matilde Tomaz do - "José Malhoa". In Malhoa e Bordalo: Confluências de uma geração. Lisboa: IPM/ Museu de José Malhoa, 2005, pág. 15

COUTO, Matilde Tomaz do - Artistas do "Grupo do Leão": Exposição do Centenário. Caldas da Rainha: IPPC/ Museu de José Malhoa, 1981, pág. s/ p. p/b

FALCÃO, Isabel - Pintura Portuguesa: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves. Lisboa: IPM/ CMAG, 2003, pág. 30, rep. cor

FRANÇA, José-Augusto - "Agrupamentos artísticos". In Dicionário da Pintura Universal: Pintura Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. 19, rep. cor

FRANÇA, José-Augusto - "Arte e cultura na sociedade portuguesa, 1870-1900". In RODRIGUES, António [et al.] - Alfredo Keil (1850-1907). Lisboa: IPPAR, 2001, pág. 469

FRANÇA, José-Augusto - "Arte e vida artística em Portugal no século XIX". In FRANÇA, José-Augusto; COSTA, Lucília Verdelho da - Arte Portuguesa do século XIX. Lisboa: IPPC, 1988, pág. 41

FRANÇA, José-Augusto - "Columbano Antero Columbano". In O Impulso Alegórico: Retratos, paisagens, naturezas mortas. Lisboa: Ordem dos Médicos, 1998, pág. 366

FRANÇA, José-Augusto - "Columbano: Os véus e os espectros". Colóquio/ Artes. 2ª série. 21º ano, nº 43. Dezembro. Lisboa: FCG, 1979, pág. 33 p/b

FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XIX. Vol. 2. Lisboa: Bertrand, 1967, pág. 26 p/b

FRANÇA, José-Augusto - Malhoa & Columbano. Lisboa: Bertrand, 1987, pág. capa p/b

FRANÇA, José-Augusto - O Grupo do Leão, 1880 e 81. Caldas da Rainha: Museu de José Malhoa, 1981, pág. s/ p. p/b

FRANÇA, José-Augusto - O retrato na arte portuguesa. Colecção Estudos de Arte. Lisboa: Livros Horizonte, 1981, pág. fig. 83 p/b

FRANÇA, José-Augusto; COSTA, Lucília Verdelho da - Arte Portuguesa do século XIX. Lisboa: IPPC, 1988, pág. 227 cor

Homenagem a Henrique Pinto: Exposição de Pintura. Figueiró dos Vinhos: Pelouro da Cultura/ Câmara Municipal de Figueiró dos Vinho, 2002, pág. 14 p/b

Jornal do Comércio. 105º ano. N.º 31725. 17 Novembro 1957 [edição dedicada a Columbano]. Lisboa: 1957, pág. 1, rep. p/b

Le XIX siècle au Portugal: Histoire-Societé-Culture-Art. Actes du Coloque. Paris: FCG/ Centre Culturel Portugais, 1988, pág. fig. 43 p/b

LUCENA, Armando de - "Columbano no seu ofício de pintor". Revista e Boletim da Academia Nacional de Belas Artes. 2ª série. N.º 11 (dedicado a Columbano). Lisboa: ANBA, 1957, pág. 30

LUCENA, Armando de - Aspectos da Arte em Portugal. Lisboa: Empresa Contemporânea de Edições, 1945, pág. 24-25

MACEDO, Diogo de - "A Arte nos séculos XIX e XX". In BARREIRA, João, dir. - Arte Portuguesa: Pintura. Lisboa: Edições Excelsior, s/d, pág. 403 p/b

MACEDO, Diogo de - "O Século XIX". In SANTOS, Reinaldo dos, dir. - História da Arte em Portugal. Vol. 3. Porto: Portucalense Editora, 1953, pág. 537 p/b

MACEDO, Diogo de - Columbano. Lisboa: Artis, 1952, pág. est. XXI p/b

Malhoa e Bordalo: Confluências de uma geração. Lisboa: IPM/ Museu de José Malhoa, 2005, pág. 155 cor

MARÍN, José Luis Morales y - "Puntualizaciones a la evolución de la pintura contemporanea en Portugal". In Portugal hoy: 30 pintores. Madrid: Centro Cultural del Conde Duque, 1989, pág. s/ p. p/b

MATIAS, Maria Margarida - "O naturalismo na pintura". In RIO-CARVALHO, Manuel, dir. - História da Arte em Portugal: do Romantismo ao fim do século. Vol. 11. Lisboa: Alfa, 1986, pág. 91

LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 62 cor

O Grupo do Leão e o Naturalismo Português. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1996, pág. 43 cor

Os Naturalistas Portugueses. Macau: Galeria do Leal Senado, 1986, pág. s/ p. p/b

PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 1. Lisboa: 1954, pág. 233

PORTELA, Artur - "O grupo do Leão foi hoje exposto/ assinalando a data do aniversário do Museu". Diário de Lisboa. 21 de Abril. Lisboa: 1953, pág. 1 s.s.

RAMALHO, Monteiro - "Uma cervejaria-museu". O Occidente. 8º ano. Vol. VIII, nº 230. 11 de Maio. Lisboa: Typ. Elzeviriana, 1885, pág. 108

RAPOSO, Abrantes - Manuel Henrique Pinto: Vida e obra. Ensaio bio-iconográfico. Almada: Casa da Cerca/ Câmara Municipal, 2002, pág. s/ p. e 47 cor

SEGREDO, Z. - "O Grupo do "Leão". Diário da Manhã. 15 de Dezembro. Lisboa: 1881, pág. -

TANNOCK, Michael - Portuguese 20th century artists: A biographical dictionary. Chichester: Phillimore, 1978, pág. pl. 5 cor

Columbano Bordalo Pinheiro: 1874-1900. Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2007, pág. 126-127

ELIAS, Margarida - A recepção crítica de Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1987). Dissertação de Mestrado em História de Arte Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 2 vols. Lisboa, 2002 (versão revista em 2005), pág. 120ss

SILVA, Raquel Henriques da (et al.) - Silva Porto (1850-1893): Exposição comemorativa do centenário da sua morte. Porto: IPM, 1993, pág. 80 cor

PESSANHA, José - "Folhetim do Jornal do Commercio: Columbano". Jornal do Commercio, 21 de Maio. Lisboa, 1897

LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 41, 51, 56-58, 76, 252, 285

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica