MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
498
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Concerto de amadores
Local de Execução:
PARIS; canto inferior esquerdo
Datação:
1882 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 220; largura: 300;
Descrição:
Pintura de costumes. No interior de uma sala burguesa com pouca luz vêem-se cinco pessoas a cantar e tocar; em primeiro plano, uma mulher, Maria Augusta Bordalo Pinheiro, irmã do autor, de pé com um vestido de cetim branco decotado, de longa saia pregueada que lhe cobre os pés. Usa um par de luvas altas cinzentas e segura nas mãos pautas de música. Tem o cabelo apanhado na nuca. A seu lado, algo encoberto, vê-se o pintor Adolfo Greno, também virado de perfil para a direita, com bigode e barbas. À sua frente, um cantor italiano, obeso, vestindo um fato escuro, camisa branca, colete e laço branco acetinado. Na mão direita segura um par de luvas amarrotadas, e na esquerda as pautas de música, que segue, cantando arrebatadamente. Ao seu lado, no fundo, assoma a figura de Josefa Greno, a 3/4, baixando o olhar para um piano preto que se destaca no lado direito do quadro, tocado com bravura pelo pintor Artur Loureiro. Vestindo de preto e de barba cerrada, Loureiro olha concentradamente para a pauta que tem à sua frente, assente no piano, iluminada por uma vela. No chão, à direita, um "puff" com inúmeras pautas caídas ou a escorregar, abertas, sobre o castanho do chão e o rosa e azul claro de algumas das capas. No lado esquerdo da composição, atrás de Maria Augusta, destaca-se um enorme "cache-pot" em tons de cobre, cuja chapa é iluminada nalguns pontos pela escassa iluminação do interior.
Incorporação:
Compra - Adquirido por verba especial do Estado no leilão do Conde de Ameal
Origem / Historial:
Pertenceu à colecção da Condessa de Edla, esposa do rei D. Fernando II (1816-1885). Em 1895 pertencia a Ayres de Campos, de Coimbra. Oferta do artista à Condessa de Edla, esposa morganática do rei D. Fernando II, após o financiamento dos seus estudos em Pairs. Envia-o para Lisboa, via Havre, com custos de transporte de 168 000 réis e uma percentagem avultada, reclamada pela alfândega portuguesa, correspondente à elevadíssima verba de atribuição de seguro pelo artista, 60 000 francos, embora o valor final, depois de um ano na alfândega e de contínuas diligências, descesse para os 225 francos. Vendido, em leilão, em 92, a Aires de Campos, 1º Conde do Ameal, coleccionador de Coimbra. Adquirido pelo Estado no leilão desta colecção e integrado no MNAC em 1921. * Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Bibliografia

100 obras maestras del arte portugués. Lisboa: Galeria 111, 1986, pág. 193 p/b

ALDEMIRA, Luís Varela - Columbano: Ensaio biográfico e crítico. Lisboa: Livraria Portugal, 1941, pág. 31 e 32

ARTHUR, Ribeiro - Arte e artistas contemporâneos (2ª série). Lisboa: Livraria Ferin, 1896, pág. 77-78

AZEVEDO, Manuela de - Columbano. Colecção Artistas Portugueses do século XX. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidad, s/d, pág. 26 p/b

BOTELHO, Carlos - "Columbano-precursor". Panorama. 3ª série, nº 8. Dezembro. Lisboa: SNI, 1957, pág. s/ p. p/b

BRAGANÇA, José de - "O Museu de Arte Contemporânea". In Portugal: A arte, os monumentos, a paisagem, os costumes, as curiosidades/ Lisboa: Museu de Arte Contemporânea. Lisboa: Neogravura, s/ d. [c. 1936], pág. 13

CASTRO, Maria de - "Ronda pelos Museus: Museu Nacional de Arte Contemporânea. O Museu que encerra obras de autores românticos e contemporâneos". Revista do pessoal da SACOR. Ano VI. Nº 31. Set./ Out.. Lisboa: 1967, pág. 6 p/b

Columbano. Lisboa: IPPC/ MNAC, 1980, pág. capa cor

FALCÃO, Isabel - Pintura Portuguesa: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves. Lisboa: IPM/ CMAG, 2003, pág. 179

FRANÇA, José-Augusto - "Columbano Antero Columbano". In O Impulso Alegórico: Retratos, paisagens, naturezas mortas. Lisboa: Ordem dos Médicos, 1998, pág. 368

FRANÇA, José-Augusto - "Columbano Bordalo Pinheiro". In Dicionário da Pintura Universal: Pintura Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. 94, rep. cor

FRANÇA, José-Augusto - "Columbano: Os véus e os espectros". Colóquio/ Artes. 2ª série. 21º ano, nº 43. Dezembro. Lisboa: FCG, 1979, pág. 31 p/b

FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XIX. Vol. 2. Lisboa: Bertrand, 1967, pág. 210/211 p/b

FRANÇA, José-Augusto - Malhoa & Columbano. Lisboa: Bertrand, 1987, pág. 38 cor

FRANÇA, José-Augusto - O retrato na arte portuguesa. Colecção Estudos de Arte. Lisboa: Livros Horizonte, 1981, pág. 72

FRANÇA, José-Augusto; COSTA, Lucília Verdelho da - Arte Portuguesa do século XIX. Lisboa: IPPC, 1988, pág. 226 cor

Jornal do Comércio. 105º ano. N.º 31725. 17 Novembro 1957 [edição dedicada a Columbano]. Lisboa: 1957, pág. 5, rep. p/b

L' Art Portugais de l'époque des grandes découvertes au XX siècle. Paris: s/d. [1931], pág. cat. 52 p/b

LACERDA, Aarão de - "Marginália: A atmosfera musical de um quadro". O Comércio do Porto. 12 de Setembro de 1945. Porto: 1945, pág. 1-2

LACERDA, Aarão de - "Marginália: Concêrto de Amadores". O Comércio do Porto. 29 de Agosto de 1945. Porto: 1945, pág. 1-2

LACERDA, Aarão de - "Marginália: Para a história de um quadro". O Comércio do Porto. 5 de Setembro de 1945. Porto: 1945, pág. 1-2

LUCENA, Armando de - "Columbano no seu ofício de pintor". Revista e Boletim da Academia Nacional de Belas Artes. 2ª série. N.º 11 (dedicado a Columbano). Lisboa: ANBA, 1957, pág. 28-29

MACEDO, Diogo de - "O Século XIX". In SANTOS, Reinaldo dos, dir. - História da Arte em Portugal. Vol. 3. Porto: Portucalense Editora, 1953, pág. 536 p/b

MACEDO, Diogo de - Columbano: "Concerto de Amadores". Colecção Museum. 1ª série, nº 1. Lisboa: MNAC, 1945, pág. capa p/b

MATIAS, Maria Margarida - "O naturalismo na pintura". In RIO-CARVALHO, Manuel, dir. - História da Arte em Portugal: do Romantismo ao fim do século. Vol. 11. Lisboa: Alfa, 1986, pág. 92 cor

MENDES, Manuel - "Columbano". Variante. Nº do Inverno. Lisboa: Editorial Inquérito, 1943, pág. 54 p/b

LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 56 cor

PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. 2ª edição (actualizada). Vol. 2. Porto: Livraria Civilização Editora, 1987, pág. 117

PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 1. Lisboa: 1954, pág. 237

PARIS, Pierre - "L' Art en Espagne et en Portugal de la fin du XVIIIe siècle a nos jours". In MICHEL, André, dir. - Histoire de l' Art: Depuis les premiers temps chrétiens jusqu'a nos jours. Tome VIII. Seconde partie. Paris: Librairie Armand Colin, 1926, pág. 848

Pintura portuguesa no Museu Nacional de Arte Contemporânea (Séculos XIX e XX). Lisboa: MNAC, 1927, pág. est. 15 cor

Portugal: A arte, os monumentos, a paisagem, os costumes, as curiosidades/ Lisboa: Museu de Arte Contemporânea. Fasc. 9. Lisboa: Neogravura, s/ d. [c. 1936], pág. fig. 9 p/b

SALAZAR, Abel - "A nova sala Columbano do Museu de Arte Contemporânea". O Primeiro de Janeiro/ Das Artes e das Letras. 29/08/1945. Porto: 1945, pág. cit.

SAMPAYO, Nuno de - "Columbano e o museu". Colóquio/ Revista de Artes e Letras. Nº 53. Abril. Lisboa: FCG, 1969, pág. 6 p/b

SILVA, Raquel Henriques da - "Romantismo e pré-naturalismo". In PEREIRA, Paulo, dir. - História da Arte Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. 344

TANNOCK, Michael - Portuguese 20th century artists: A biographical dictionary. Chichester: Phillimore, 1978, pág. pl. 104 p/b

AÇA, Zacharias d' - "A história de um quadro rejeitado de Columbano". Diário de Notícias, 12 de Julho. LIsboa: 1921.

Columbano Bordalo Pinheiro: 1874-1900. Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2007, pág. 91

ELIAS, Margarida - A recepção crítica de Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1987). Dissertação de Mestrado em História de Arte Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 2 vols. Lisboa, 2002 (versão revista em 2005), pág. 91ss

PESSANHA, José - "Folhetim do Jornal do Commercio: Columbano". Jornal do Commercio, 21 de Maio. Lisboa, 1897

LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 41, 44-48, 54, 68, 96 cor

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica