MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 20 de agosto de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
1604
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Clara
Datação:
1903 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 224; 282; largura: 134; 172,5;
Descrição:
Pintura de costumes. Uma minhota a corpo inteiro, a Clara de "As Pupilas do Senhor Reitor" de Júlio Dinis, de pé na margem de um pequeno riacho e vestindo o garrido traje típico da região, face corada pelo sol, esboça um leve sorriso trocista, apercebendo-se de algo, e torce energicamente com as duas mãos uma peça de roupa branca, vendo-se o fio de água a escorrer e cair no terreno enlameado em primeiro plano, banhado pela intensa luz solar que domina a cena, junto de um par de botas e de um chapéu. No fundo, à direita, vê-se o apaixonado de Clara, Daniel, observando-a de soslaio, acocorado numas rochas da ribeira, de chapéu e colete, distinguindo-se atrás dele um vasto campo de trigo e por cima o céu limpo de Verão. Entre as duas figuras retratadas, destaca-se à direita o caminho sinuoso do riacho, água límpida correndo entre alguns penedos, e a roupa branca esticada e estendida na margem, ao sol, atrás da figura retratada.
Incorporação:
Doação - Ministério dos Negócios Estrangeiros
Origem / Historial:
Proveniente da Embaixada de Portugal no Rio de Janeiro, Brasil, à qual tinha sido oferecida pelo banqueiro Guilherme Guinle. Doação do Ministério dos Negócios Estrangeiros ao MNAC, em 1955.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica