MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 15 de dezembro de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
1604
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Clara
Datação:
1903 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 224; 282; largura: 134; 172,5;
Descrição:
Pintura de costumes. Uma minhota a corpo inteiro, a Clara de "As Pupilas do Senhor Reitor" de Júlio Dinis, de pé na margem de um pequeno riacho e vestindo o garrido traje típico da região, face corada pelo sol, esboça um leve sorriso trocista, apercebendo-se de algo, e torce energicamente com as duas mãos uma peça de roupa branca, vendo-se o fio de água a escorrer e cair no terreno enlameado em primeiro plano, banhado pela intensa luz solar que domina a cena, junto de um par de botas e de um chapéu. No fundo, à direita, vê-se o apaixonado de Clara, Daniel, observando-a de soslaio, acocorado numas rochas da ribeira, de chapéu e colete, distinguindo-se atrás dele um vasto campo de trigo e por cima o céu limpo de Verão. Entre as duas figuras retratadas, destaca-se à direita o caminho sinuoso do riacho, água límpida correndo entre alguns penedos, e a roupa branca esticada e estendida na margem, ao sol, atrás da figura retratada.
Incorporação:
Doação - Ministério dos Negócios Estrangeiros
Origem / Historial:
Proveniente da Embaixada de Portugal no Rio de Janeiro, Brasil, à qual tinha sido oferecida pelo banqueiro Guilherme Guinle. Doação do Ministério dos Negócios Estrangeiros ao MNAC, em 1955.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica