MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 21 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
316
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de D. Helena Dulac Pinto de Miranda
Datação:
1888 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 207,5; 247; largura: 104; 142,5;
Descrição:
Retrato de jovem senhora em tamanho natural, corpo inteiro, de frente, com um vestido de baile em cetim branco. A jovem senhora tem o rosto ligeiramente inclinado para a direita, em oposição ao corpo que está virado para a esquerda. Tem o cabelo castanho com alguns caracóis apanhado num rolo atrás da cabeça e o rosto sereno com os lábios discretamente rosados, introduzindo o branco mármore da carnação. O vestido, também branco, contaminado por nuances douradas, tem um decote profundo ornado com rendas e a saia por folhos e um laço atrás. Nas mãos, tem um ramo de flores e um leque. No chão vê-se um tapete, em plano inclinado, com motivos geométricos e florais em tons de vermelho, verde, amarelo, azul, rosa e castanho; no fundo um tecido colocado cenograficamente em salmão pontuado por pequenas flores azuis. Toda a composição denuncia o gosto pelo pictórico, pela exploração da cor, pelo acentuar de pormenores como a sugestão de qualidade do tecido ou a planificação da silhueta branca, impondo assim uma proposta de modernidade.
Incorporação:
Doação - Retratada
Origem / Historial:
Doação da retratada em 1917. Intervenções de conservação e restauro: - A obra foi intervencionada em 1971, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.08/71). Tratamento: Remoção do verniz amarelecido e dos retoques enegrecidos, empregou-se uma solução de wom white spirit e pequena percentagem de álcool, preenchimento das lacunas com massa de caulino e sua integração com tinta de óleo e verniz, aplicação de verniz de retoque Talens no final.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica