MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
1484
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato
Título:
Retrato de Abel Acácio Botelho
Datação:
1889 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 59; 76,5; largura: 44: 60,5;
Descrição:
Retrato do escritor e diplomata Abel Botelho (1854-1917), a meio-corpo, de frente, sentado no canto de uma sala decorada com objectos orientais, vestindo um kimono japonês dourado. Tem o cabelo castanho, penteado para trás, face rosada, e usa bigode, tendo ao pescoço uma gravata listada, cinzenta e preta. Segura nas duas mãos um livro aberto, e no seu lado esquerdo vê-se uma mesa de madeira com dois livros em cima, um deles com lombada vermelha. Por trás do escritor, vê-se uma seda de fundo dourado com decoração de pássaros e finos ramos de árvores, e dela parece emanar uma auréola dourada que destaca a cabeça do retratado, como um iluminado. Em cima, no lado esquerdo da tela, vê-se um retrato de uma japonesa em pé, com kimono cinzento debroado a vermelho, e em baixo, um prato em porcelana branca com delicados motivos a azul. No lado direito, destaca-se um pote de porcelana azul e branco, de onde sai um boneco vestido de vermelho. Sobre este, pendurado na parede, outro prato em porcelana com flores rosa e salmão sobre branco, exemplos do forte japonesismo deste retrato.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado a António Boto da Silva, herdeiro do retratado
Origem / Historial:
Adquirido a António Boto da Silva, herdeiro do retratado, em 1952.

Bibliografia

A. A. - "A exposição do Grémio Artístico - II". O Occidente. 14º ano. Vol. XIV, nº 442. 1 de Abril. Lisboa: Adolpho, Modesto & Cª, 1891, pág. 78

COSTA, Lucília Verdelho da - "Sol e sombras: A arte portuguesa do século XIX no Museu do Petit Palais em Paris". Colóquio/ Artes. 2ª série. 29º ano, nº 74. Setembro. Lisboa: FCG, 1987, pág. 12 p/b

Esplendores de Portugal: Cinco Séculos de Arte, 1450-1950. Tóquio: Tokio Fuji Art Museum, 1999, pág. 114 cor

FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XIX. Vol. 2. Lisboa: Bertrand, 1967, pág. 102 p/b

FRANÇA, José-Augusto; CHICÓ; Mário Tavares; SANTOS, Armando Vieira, plan. e org. - Dicionário da Pintura Universal: Pintura Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. 330

FRANÇA, José-Augusto; COSTA, Lucília Verdelho da - Arte Portuguesa do século XIX. Lisboa: IPPC, 1988, pág. 239 p/b

Japonisme. Paris: RMN, 1988, pág. rep. cor

MACEDO, Diogo de - António Ramalho e João Vaz: Um retratista e um marinharista. Colecção Museum. 2ª série, nº 3. Lisboa: MNAC, 1954, pág. 11 p/b

Malhoa e Bordalo: Confluências de uma geração. Lisboa: IPM/ Museu de José Malhoa, 2005, pág. 161 cor

MATIAS, Maria Margarida - "O naturalismo na pintura". In RIO-CARVALHO, Manuel, dir. - História da Arte em Portugal: do Romantismo ao fim do século. Vol. 11. Lisboa: Alfa, 1986, pág. 64

LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 41 cor

O Grupo do Leão e o Naturalismo Português. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1996, pág. 69 cor

PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 3. Lisboa: 1957, pág. 267

TAVARES, Cristina Azevedo - "Malhoa e Bordalo". In Malhoa e Bordalo: Confluências de uma geração. Lisboa: IPM/ Museu de José Malhoa, 2005, pág. 35

LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 252, 253 cor

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica