|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea Denominação: À espera dos barcos Autor: OLIVEIRA, João MARQUES DE (Porto, 1853 - idem, 1927) Dimensões (cm): altura: 77,5; 102; largura: 97; 123; Descrição: Pintura de costumes. Uma rapariga espera os barcos de pescadores sentada à beira-mar da praia da Póvoa do Varzim, virada de perfil para a direita, descalça, com um lenço amarelo cobrindo-lhe o cabelo escuro, vestindo uma camisola escura e uma saia comprida. Unindo as duas mãos junto do joelho esquerdo, com uma face rosada pelo sol, olha inexpressivamente para o mar. No fundo, sentadas na areia, vêem-se mulheres de pescadores com crianças, ou carregando cestos, a rebentação das ondas junto do areal molhado, e no horizonte calmo do fundo o perfil de alguns moinhos, habitações e barcos estacionados. Incorporação: Compra - Adquirido ao artista através do Legado Valmor
Origem / Historial:
Intervenções de conservação e restauro:
- Em 1993, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.222/93).
Tratamento: Colocação de massa de caulino e totin na junção da pintura com uma tábua que foi aplicada (encostada) à grade para que esta ficasse mais alta para se ajustar à moldura; reintegração com tinta de óleo e verniz; aplicação de uma camada de verniz de retoque no final.
- Em 2013, no MNAC-MC por Ana Fryxell
Tratamento: Consolidação das áreas em destacamento/ levantamento com uma solução aquosa de klucel G a 3%; preenchimento das lacunas pictóricas com massa Modostuc e reintegração das mesmas a aguarela.
Bibliografia | A Arte e o Mar. Lisboa: FCG, 1998, pág. 197 | ARTHUR, Ribeiro - Arte e artistas contemporâneos (2ª série). Lisboa: Livraria Ferin, 1896, pág. 107 | FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XIX. Vol. 2. Lisboa: Bertrand, 1967, pág. 35 | FRANÇA, José-Augusto; CHICÓ; Mário Tavares; SANTOS, Armando Vieira, plan. e org. - Dicionário da Pintura Universal: Pintura Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. 233 | MACEDO, Diogo de - "A Arte nos séculos XIX e XX". In BARREIRA, João, dir. - Arte Portuguesa: Pintura. Lisboa: Edições Excelsior, s/d, pág. 396 p/b | MACEDO, Diogo de - "O Século XIX". In SANTOS, Reinaldo dos, dir. - História da Arte em Portugal. Vol. 3. Porto: Portucalense Editora, 1953, pág. 530 p/b | MACEDO, Diogo de - Marques d' Oliveira e Artur Loureiro: Dois naturalistas. Colecção Museum. 2ª série, nº 1. Lisboa: MNAC, 1953, pág. 10 | MATIAS, Maria Margarida - "O naturalismo na pintura". In RIO-CARVALHO, Manuel, dir. - História da Arte em Portugal: do Romantismo ao fim do século. Vol. 11. Lisboa: Alfa, 1986, pág. 53 cor | LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 35 cor | O Occidente. 15º ano. Vol. XV, nº 480. 21 de Abril. Lisboa: Adolpho, Modesto & Cª, 1892, pág. 93 rep. grav. | PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 3. Lisboa: 1957, pág. 55 | RODRIGUES, António - "Efabulação, suspensão e contestação do tempo na arte portuguesa 1900". In Portugal 1900. Lisboa: FCG, 2000, pág. 194 cor | RODRIGUES, Manuel M. - "A exposição de Bellas Artes no Porto". O Occidente. 15º ano. Vol. XV, nº 475. 1 de Março. Lisboa: Adolpho, Modesto & Cª, 1892, pág. 50 | SILVA, Raquel Henriques da - "Invocação do Grupo do Leão e do Naturalismo Português". In O Grupo do Leão e o Naturalismo Português. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1996, pág. 30 | SILVEIRA, Maria de Aires - "O Mar entre a Celebração e a Elegia". In A Arte e o Mar. Lisboa: FCG, 1998, pág. 229 | SINCERO, João - "A Exposição de Bellas Artes do Gremio Artistico". O Occidente. 15º ano. Vol. XV, nº 480. 21 de Abril. Lisboa: Adolpho, Modesto & Cª, 1892, pág. 91 | LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 210, 211 cor | |
|
|