MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 15 de dezembro de 2018    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
327
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Praia de Banhos, Póvoa de Varzim
Autor:
OLIVEIRA, João MARQUES DE (Porto, 1853 - idem, 1927)
Datação:
1884 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 47,5; 72,5; largura: 69,5; 95;
Descrição:
Marinha. No areal da praia nortenha, à direita, um grupo de senhoras: uma de pé e outras duas sentadas em cadeiras de madeira, com vestidos em rosa, cinzento e violeta, usando chapéus e sombrinhas abertas que as protegem do sol. Atrás das mulheres, um conjunto de barracas de praia com a característica lona branca a cobri-las e alguns mastros com bandeiras. À esquerda, um casal, um homem vestido de branco com o braço direito sobre o ombro da mulher. Mais homens e mulheres, vestidos, passeiam e conversam na praia, ou olham o mar, sempre acompanhados pelo negro das suas sombras. Dentro de água vê-se uma mulher e uma criança brincando junto à rebentação das ondas, que cria uma mancha branca sobre os azuis e verdes matizados do mar. Mais longe, um pequeno barco de contornos vermelhos com duas figuras, deixa a costa. Em segundo plano, uma língua de areia prolonga a terra, criando uma minúscula baía onde alguns banhistas são definidas por pontos de cor que contrastam vivamente com duas barracas apenas esboçadas. No fundo, vê-se a linha do horizonte onde vagueia um barco de vela branca, no azul profundo do oceano. Em pinceladas soltas e expressivas, o artista transmite um momento fugaz na praia de banhos de forma impressiva, colocando-se próximo da vanguarda internacional, ainda que episodicamente.
Incorporação:
Compra - Adquirido ao artista através do Legado Valmor
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 * Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0): Nº de inventário: 2349/ 227; Denominação: Praia da Póvoa de Varzim; Localização: Museu de Grão Vasco, Viseu Nº de inventário: 84750; Denominação: Praia de banhos na Póvoa de Varzim; Localização: Casa-Museu dos Patudos, Alpiarça Adquirido ao artista pelo Legado Valmor em 1917.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica