MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, May 21, 2022    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
Inventory number:
658
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Retrato da Marquesa de Belas
Date / Period:
1874 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Tela
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 127; 164,5; width: 90; 128;
Description:
Retrato de uma jovem mulher a meio-corpo, virada a 3/4 para a esquerda, fitando o observador com um olhar sereno, de braços cruzados, com o cabelo preto encaracolado apanhado nos lados, em risca ao meio, e usando um vestido oitocentista, volumoso, em tons de vermelho e com decorações a preto. Sob um fundo castanho indefinido, vê-se à esquerda uma mesa com dois livros e um jarro de água com uma rosa.
Incorporation:
Compra - Adquirido pelo Estado
Origin / History:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 * Trata-se da mulher do terceiro marquês de Belas, nono conde de Pombeiro, que morre tuberculosa pouco depois do retrato, com 34 anos. Adquirido pelo Estado em 1931. Intervenções de conservação e restauro: - Em 1973, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.95/73). Tratamento: Efectuou-se uma entretelagem, remoção do verniz amarelecido com white spirit, isoctano e pequena percentagem de acetona e dimetilformamida, preenchimento de lacunas com massa de caulino e totin e integração com tinta de óleo e verniz (tonalização na zona gasta onde se situava o repinte da intervenção anterior, aplicação de verniz de retoque Talens no final. - Em 2004, a moldura foi intervencionada pela técnica Genoveva Cuesta Romero (Ver Doc. associada)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits