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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea Denominação: Retrato da Marquesa de Belas Dimensões (cm): altura: 127; 164,5; largura: 90; 128; Descrição: Pintura a óleo sobre tela com o retrato de uma jovem mulher (Marquesa de Belas) a meio-corpo, virada a 3/4 para a esquerda, fitando o observador com um olhar sereno, de braços cruzados, com o cabelo preto encaracolado apanhado nos lados, em risca ao meio, e usando um vestido oitocentista, volumoso, em tons de vermelho e com decorações a preto. Sob um fundo castanho indefinido, vê-se à esquerda uma mesa com dois livros e um jarro de água com uma rosa. Incorporação: Compra - Adquirido pelo Estado
Origem / Historial: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Trata-se da mulher do terceiro marquês de Belas, nono conde de Pombeiro, que morre tuberculosa pouco depois do retrato, com 34 anos. Adquirido pelo Estado em 1931.
Intervenções de conservação e restauro:
- Em 1973, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.95/73).
Tratamento: Efectuou-se uma entretelagem, remoção do verniz amarelecido com white spirit, isoctano e pequena percentagem de acetona e dimetilformamida, preenchimento de lacunas com massa de caulino e totin e integração com tinta de óleo e verniz (tonalização na zona gasta onde se situava o repinte da intervenção anterior, aplicação de verniz de retoque Talens no final.
- Em 2004, a moldura foi intervencionada pela técnica Genoveva Cuesta Romero (Ver Doc. associada)
Bibliografia | "Quem é esta marquesa ?". Público/ P2. 23/02/2007. Lisboa: 2007, pág. 2, rep. cor | BRAGANÇA, José de - "O Museu de Arte Contemporânea". In Portugal: A arte, os monumentos, a paisagem, os costumes, as curiosidades/ Lisboa: Museu de Arte Contemporânea. Lisboa: Neogravura, s/ d. [c. 1936], pág. 9 | Catalogo das obras de Miguel Ângelo Lupi expostas na Escola de Bellas Artes de Lisboa. Lisboa: Tipografia Elzeveriana, 1883, pág. 31 | COSTA, Lucília Verdelho da - "Sol e sombras: A arte portuguesa do século XIX no Museu do Petit Palais em Paris". Colóquio/ Artes. 2ª série. 29º ano, nº 74. Setembro. Lisboa: FCG, 1987, pág. 11 | FRANÇA, José-Augusto; CHICÓ; Mário Tavares; SANTOS, Armando Vieira, plan. e org. - Dicionário da Pintura Universal: Pintura Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. 215 | FRANÇA, José-Augusto; COSTA, Lucília Verdelho da - Arte Portuguesa do século XIX. Lisboa: IPPC, 1988, pág. 136 cor | LAPA, Pedro - Miguel Ângelo Lupi: Retrato da Marquesa de Belas. 2003. 1 p. Texto de exposição. Acessível no Museu do Chiado, Lisboa, Portugal, pág. - | MACEDO, Diogo de - "A Arte nos séculos XIX e XX". In BARREIRA, João, dir. - Arte Portuguesa: Pintura. Lisboa: Edições Excelsior, s/d, pág. 375 p/b | MACEDO, Diogo de - Miguel Lupi. Colecção Cadernos de Arte. Nº 8. Lisboa: Edições Excelsior, 1952, pág. 12/13 p/b | MACEDO, Diogo de - Miguel Lupi: Síntese duma obra. Colecção Museum. 1ª série, nº 2. Lisboa: MNAC, 1947, pág. 11 p/b | MACEDO, Diogo de - Os românticos portugueses. Lisboa: Artis, 1961, pág. est. XXXIV p/b | MATIAS, Maria Margarida - "O naturalismo na pintura". In RIO-CARVALHO, Manuel, dir. - História da Arte em Portugal: do Romantismo ao fim do século. Vol. 11. Lisboa: Alfa, 1986, pág. 39 | Miguel Ângelo Lupi: Evocação no Centenário da sua morte nas colecções do MNAC. Lisboa: MNAC, 1983, pág. 29 cor | LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 14 cor | PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 2. Lisboa: 1956, pág. 283 | PAMPLONA, Fernando de - Miguel Ângelo Lupi. Porto: Edições Lopes da Silva, 1948, pág. 83 p/b | PAMPLONA, Fernando de - Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930). Porto: Livraria Tavares Martins, 1943, pág. 68 p/b | SILVA, Raquel Henriques da - "Romantismo e pré-naturalismo". In PEREIRA, Paulo, dir. - História da Arte Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. 332 | SILVEIRA, Maria de Aires; TAVARES; Cristina Azevedo; TCHEN, Adelaide Ginga - Miguel Ângelo Lupi (1826/1883). Lisboa: IPM, 2002, pág. 97 cor | TAVARES, Cristina Azevedo - "Miguel Lupi e a figura como condição da prática artística". In Miguel Ângelo Lupi (1826/1883). Lisboa: IPM, 2002, pág. 25 | TCHEN, Adelaide Ginga - "Miguel Ângelo Lupi, a intercepção do real no retrato de época". In Miguel Ângelo Lupi (1826/1883). Lisboa: IPM, 2002, pág. 32 | Lisboa. Memórias de outra cidade. Istambul: Sakip Sabanci Museum; FCG, 2009, pág. 74 cor | LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 174, 175 cor | |
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