MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
184
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Interior
Datação:
1914 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 100; largura: 81;
Descrição:
Numa pintura minuciosa e atenta ao pormenor, vêem-se no interior de uma sala duas figuras ladeando uma natureza-morta em primeiro plano, motivo central do quadro, estando à esquerda uma jovem mulher, de vestido e cabelo escuro, fitando o observador, exibindo uma bandeja pintada debaixo do braço esquerdo, e à direita uma criança virada de perfil para ela, segurando na mão direita uma boneca. A natureza-morta que se destaca na composição, em primeiro plano, sobre uma mesa com uma toalha escura decorada, é composta por um serviço de chá em porcelana azul e branca, numa bandeja, acompanhado à direita de uma toalha branca que envolve um prato de medronhos e duas romãs, com uma faca, e à esquerda, junto da figura feminina em cima, de uma fruteira com uvas, bananas e pêssegos, à frente de um jarrão verde vidrado, que reflecte a luz, natureza-morta organizada numa diagonal descendente que parte da figura feminina à esquerda do quadro e termina na toalha branca, no canto inferior direito. No fundo, vê-se uma janela entreaberta com uma vista sobre a cidade, e à direita o papel de parede verde azeitona, decorado com flores róseas estilizadas, figuração arte-nova, recortando o perfil da criança. Este "Interior" do (ainda tímido) modernista Viana teve aplauso e aceitação institucional suficiente para ser adquirido por Carlos Reis para o recém-criado Museu Nacional de Arte Contemporânea.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado
Origem / Historial:
Informação sobre intervenções de conservação-restauro: - A obra foi intervencionada em 1999 no Laboratório José de Figueiredo (processo rest.nº13/98). Ver documentação associada.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica