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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
140
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Inês de Castro pressentindo os assassinos
Autor:
Metrass, Francisco Augusto (Lisboa, 1825 - Funchal, 1861)
Datação:
1855 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 229; 227; largura: 163; 159;
Descrição:
Pintura de História. Metrass prefere explorar não a catarse da morte em si mesma (como Columbano irá fazer mais tarde), mas um momento onde pode explorar um máximo de ansiedade e dramatismo, recorrendo ao sentimentalismo e identificação imediatas do observador. É o momento em que a aia da rainha percebe que não irá escapar com vida e agarra-se deseperadamente aos filhos, tal como canta Camões. Junto a uma cama de dossel, com um baldaquino vermelho, Inês de Castro, de robe branco, abraça desesperadamente os seus três filhos, virando receosamente o olhar para a esquerda, donde vem a luz que ilumina os aposentos. O claro-escuro (melo)dramático exibe alguma facilidade (a máscara de dor de Inês parece ser o único catalizador), tal como o desenho, mas a composição serve sem dúvida o sentimentalismo imediato, amargo e trágico, de Metrass.
Incorporação:
Transferência - Museu Nacional de Arte Antiga
Origem / Historial:
Pertenceu às colecções do rei D. Fernando II (1816-1885). integrado no MNAC em 1912. Intervenções de conservação e restauro: - Em 1972, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.57/72). Tratamento: Entretelagem a cera e resina damar com tela T4E, levantamento do verniz amarelecido com white spirit e pequena percentagem de álcool, preenchimento de lacunas com massa de caulino e totin e integração das mesmas com tinta de óleo e verniz.
 
     
     
   
     
     
     
 
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