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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
112
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
D. João de Portugal
Local de Execução:
Roma; canto inferior direito
Datação:
1863 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 218; 245; largura: 178; 203;
Descrição:
Pintura de História. No claro-escuro de um salão solarengo, o Romeiro de Garret, com grandes barbas, de capa com uma cruz ao peito, e segurando um chapéu, faz um gesto largo com o braço direito e aponta na parede o retrato de D. João de Portugal (o seu próprio retrato) a sua mulher D. Madalena de Vilhena, que, sentada à direita, e trajando à maneira seiscentista, põe a mão no queixo e olha intrigada para essa personagem solene, no centro da composição. À esquerda, de costas, Frei Jorge olha atónito para o retrato escurecido na parede. Inspirado na cena XIV do 2º acto do "Frei Luís de Sousa", de Almeida Garret, esta ambiciosa composição de história, em tamanho natural, revela debilidades a nível de composição, mascaradas por um tenebrismo fácil e pela luz artificial, mas é significativa na medida em que, além de ser exemplo único de uma "grande manière" que urgia importar, permite verificar que o incipiente dramatismo deve muito à expressão das cabeças do Romeiro e de sua mulher, o que apontaria o caminho futuro (retratista) de Miguel Lupi.
Incorporação:
Transferência - Museu Nacional de Arte Antiga
Origem / Historial:
Prova de pensionista do Estado apresentada à Academia de Belas-Artes de Lisboa como candidato a Académico de Mérito, em 1863. Segundo indicação do catálogo de exposição de Miguel Ângelo Lupi, de 1883, "parece que para esta (cabeça de D. João de Portugal) e outras cabeças serviu de modelo o conde de Cabral, miguelista expatriado". Integrado no MNAC em 1912. Informação sobre intervenções de conservação e restauro: - A obra foi intervencionada em 2002 pela Empresa Edmundo Silva - Peritagem e Restauro de Pintura (Ver Doc. associada).

Bibliografia

As Belas Artes do Romantismo em Portugal. Porto: IPM, 1999, pág. 329 cor

Catalogo das obras de Miguel Ângelo Lupi expostas na Escola de Bellas Artes de Lisboa. Lisboa: Tipografia Elzeveriana, 1883, pág. 11 e 12

CHAGAS, Manuel Pinheiro - "Miguel Angelo Lupi". O Occidente. 6º Ano. Vol. VI, nºs 153, 154 e 155. 21 de Março, 1 e 11 de Abril. Lisboa: Lallemant Frères Typ., 1883, pág. 78 e 79

FALCÃO, Isabel - Pintura Portuguesa: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves. Lisboa: IPM/ CMAG, 2003, pág. 81

FRANÇA, José-Augusto; CHICÓ; Mário Tavares; SANTOS, Armando Vieira, plan. e org. - Dicionário da Pintura Universal: Pintura Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. 215

Imagens da Família na Arte Portuguesa: 1801-1992. Caldas da Rainha: IPM/ Museu de José Malhoa, 1994, pág. 106 cor

LUCENA, Armando de - Pintores portugueses do Romantismo. Lisboa: s/ ed., 1943, pág. 60

MACEDO, Diogo de - "A Exposição de Miguel Ângelo Lupi". Separata do Boletim da Academia Nacional de Belas Artes. Nº 14. Lisboa: Bertrand (Irmãos), 1945, pág. 4

MACEDO, Diogo de - Miguel Lupi. Colecção Cadernos de Arte. Nº 8. Lisboa: Edições Excelsior, 1952, pág. 10

MACEDO, Diogo de - Miguel Lupi: Síntese duma obra. Colecção Museum. 1ª série, nº 2. Lisboa: MNAC, 1947, pág. 5 p/b

MACEDO, Diogo de - Os românticos portugueses. Lisboa: Artis, 1961, pág. est. XXX p/b

MARÍN, José Luis Morales y - "Puntualizaciones a la evolución de la pintura contemporanea en Portugal". In Portugal hoy: 30 pintores. Madrid: Centro Cultural del Conde Duque, 1989, pág. s/ p.

Miguel Ângelo Lupi: Evocação no Centenário da sua morte nas colecções do MNAC. Lisboa: MNAC, 1983, pág. 11 p/b

LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 96 cor

PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 2. Lisboa: 1956, pág. 281

PAMPLONA, Fernando de - Miguel Ângelo Lupi. Porto: Edições Lopes da Silva, 1948, pág. 49 p/b

PAMPLONA, Fernando de - Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930). Porto: Livraria Tavares Martins, 1943, pág. 76

PARIS, Pierre - "L' Art en Espagne et en Portugal de la fin du XVIIIe siècle a nos jours". In MICHEL, André, dir. - Histoire de l' Art: Depuis les premiers temps chrétiens jusqu'a nos jours. Tome VIII. Seconde partie. Paris: Librairie Armand Colin, 1926, pág. 847

Relatorio e Contas da Sociedade Promotora das Bellas Artes em Portugal no Anno de 1863-1864 (3º anno social). Lisboa: Typographia Universal, 1864, pág. 11

SILVEIRA, Maria de Aires - "A representação da família de Vieira Portuense a Lupi: 1801-1870". In Imagens da Família: Arte Portuguesa 1801-1992. Caldas da Rainha: IPM, 1994, pág. 23

SILVEIRA, Maria de Aires - "Memória, magistério e crítica". In Miguel Ângelo Lupi (1826/1883). Lisboa: IPM, 2002, pág. 45-46

SOARES, Elisa Ribeiro - "O Romantismo e a Pintura Portuguesa do século XIX". In As Belas Artes do Romantismo em Portugal. Porto: IPM, 1999, pág. 37

SOARES, Ernesto - História da Gravura Artística em Portugal. Vol. 1 [2 vols.]. Lisboa: Livraria Samcarlos, 1971 [2ª ed.], pág. 383

TAVARES, Cristina Azevedo - "Miguel Lupi e a figura como condição da prática artística". In Miguel Ângelo Lupi (1826/1883). Lisboa: IPM, 2002, pág. 19

 
     
     
   
     
     
     
 
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