Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
Denominação:
D. João de Portugal
Local de Execução:
Roma; canto inferior direito
Dimensões (cm):
altura: 218; 245; largura: 178; 203;
Descrição:
Pintura de História. No claro-escuro de um salão solarengo, o Romeiro de Garret, com grandes barbas, de capa com uma cruz ao peito, e segurando um chapéu, faz um gesto largo com o braço direito e aponta na parede o retrato de D. João de Portugal (o seu próprio retrato) a sua mulher D. Madalena de Vilhena, que, sentada à direita, e trajando à maneira seiscentista, põe a mão no queixo e olha intrigada para essa personagem solene, no centro da composição. À esquerda, de costas, Frei Jorge olha atónito para o retrato escurecido na parede. Inspirado na cena XIV do 2º acto do "Frei Luís de Sousa", de Almeida Garret, esta ambiciosa composição de história, em tamanho natural, revela debilidades a nível de composição, mascaradas por um tenebrismo fácil e pela luz artificial, mas é significativa na medida em que, além de ser exemplo único de uma "grande manière" que urgia importar, permite verificar que o incipiente dramatismo deve muito à expressão das cabeças do Romeiro e de sua mulher, o que apontaria o caminho futuro (retratista) de Miguel Lupi.
Incorporação:
Transferência - Museu Nacional de Arte Antiga