MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 15 de dezembro de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
79
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Vista da Amora, paisagem com figuras
Autor:
Anunciação, Tomás José da (Lisboa, 1818 - idem, 1879)
Datação:
1852 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 67,5; 90; largura: 88,5; 110;
Descrição:
Paisagem. Num quadro de razoável equilíbrio no agenciamento das formas (cabeços de vegetação, árvores, casas e figuras) Anunciação figura em primeiro plano um homem e uma mulher, camponeses, que parecem conversar junto de uma vaca e três ovelhas, que descansam. Do lado direito, contrastando com uma zona de sombra, parte um caminho iluminado pela luz do sol, por onde seguem pastores conduzindo um rebanho, conduzindo ao casario de uma aldeia, que se distingue ao fundo; esse caminho sinuoso é ladeado por um barranco coberto de uma vegetação luxuriante e espessa, incluíndo uma piteira e um sobreiro, cujo alto perfil se destaca contra o céu azul fundeiro. À esquerda, junto ao horizonte, uma vista da margem norte do Tejo, por onde a vista descansa, num clima estival pontuado por velas de barcos em veraneio.
Incorporação:
Transferência - Museu Nacional de Arte Antiga
Origem / Historial:
Prova de concurso para professor substituto da cadeira de Pintura de Paisagem, Animais e Produtos Naturais em 1852. Integrado no MNAC em 1912. Intervenções de conservação e restauro: - A obra foi intervencionada em 2001 pela Empresa Arterestauro - Pintura e Escultura Lda. (Ver Doc. associada).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica