MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 18 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
65
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
O beijo de Judas
Datação:
1868 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 141; 167,5; largura: 191; 217,5;
Descrição:
Pintura de História. Lupi representa este passo essencial da paixão de Cristo num cenário de tenebrismo, com nítidas influências de Caravaggio, que certamente admirara em Roma: no centro da composição, iluminados por uma luz artificial e avermelhada, que sublinha o dramatismo da traição, Jesus é beijado por Judas Escariotes, que o abraça pelo ombro, com a mão direita. Jesus tem os olhos baixos, e a sua face é o espelho da resignação e da certeza de um destino irrevogável. À esquerda, estão três discípulos do Mestre: João é o que observa Judas de frente, chocado, e os outros dois (um é Pedro) entreolham-se intrigados com a cena. À direita de Judas, estão três legionários romanos, de costas, e um aponta para Cristo traído, na certeza de ser ele o homem a prender.
Incorporação:
Transferência - Museu Nacional de Arte Antiga
Origem / Historial:
Informações sobre intervenções de conservação e restauro: - A pintura foi intervencionada em 2002 pela Empresa Edmundo Silva - Peritagem e Restauro de Pintura. (Ver Doc. associada)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica