MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Wednesday, September 28, 2022    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
Inventory number:
61
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Amor e Psyché
Production Place:
Paris; canto inferior direito
Date / Period:
1891 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Tela
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 262; 236; width: 191; 205;
Description:
Pintura de História/ mitológica. Salgado situa o mito do grego Apulínio num idealizado palácio da Antiguidade, através de signos de uma cenografia que lhe conferem uma "aura" de atemporalidade: o dispositico clássico do lajeado do chão em perspectiva e da coluna dórica canelada a marcar o eixo composicional, o grande vaso antigo à direita, no fundo, à esquerda, um jardim imenso e luxuriante, o lançamento teatral do pano púrpura, em cima, quase como um pano de boca, e os dois nus académicos directamente herdados de Constant, Laurens e Cabanel, seus mestres parisienses, embora o feminino registe ténues influências simbolistas. Encostando-se e tateando a coluna com a mão esquerda, está Psyché, nu feminino, com um ar sonhador e púbere, segurando na mão direita um lírio, símbolo de pureza e virgindade. À sua frente, em primeiro plano, distinguem-se dois pombos brancos, simbolizando paz e harmonia e atrás de Psyché, voando a pique, um "putto", que parece guiar-lhe os pensamentos. Do lado direito da coluna está o Amor, nu masculino, virado para Psyché, cantando e tocando grandiloquentemente a sua lira.
Incorporation:
Transferência - Museu Nacional de Arte Antiga
Origin / History:
Oferecido pelo autor à Academia Real de Belas Artes de Lisboa como prova de candidatura a Académico de Mérito. Integrado no MNAC em 1912.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits