MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 28 de setembro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
61
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Amor e Psyché
Local de Execução:
Paris; canto inferior direito
Datação:
1891 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 262; 236; largura: 191; 205;
Descrição:
Pintura de História/ mitológica. Salgado situa o mito do grego Apulínio num idealizado palácio da Antiguidade, através de signos de uma cenografia que lhe conferem uma "aura" de atemporalidade: o dispositico clássico do lajeado do chão em perspectiva e da coluna dórica canelada a marcar o eixo composicional, o grande vaso antigo à direita, no fundo, à esquerda, um jardim imenso e luxuriante, o lançamento teatral do pano púrpura, em cima, quase como um pano de boca, e os dois nus académicos directamente herdados de Constant, Laurens e Cabanel, seus mestres parisienses, embora o feminino registe ténues influências simbolistas. Encostando-se e tateando a coluna com a mão esquerda, está Psyché, nu feminino, com um ar sonhador e púbere, segurando na mão direita um lírio, símbolo de pureza e virgindade. À sua frente, em primeiro plano, distinguem-se dois pombos brancos, simbolizando paz e harmonia e atrás de Psyché, voando a pique, um "putto", que parece guiar-lhe os pensamentos. Do lado direito da coluna está o Amor, nu masculino, virado para Psyché, cantando e tocando grandiloquentemente a sua lira.
Incorporação:
Transferência - Museu Nacional de Arte Antiga
Origem / Historial:
Oferecido pelo autor à Academia Real de Belas Artes de Lisboa como prova de candidatura a Académico de Mérito. Integrado no MNAC em 1912.
Registos Associados
Património Móvel
imagem
imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica