MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 20 de janeiro de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
54
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Barco desaparecido
Autor:
PINTO, José Júlio de SOUSA (Angra do Heroísmo, 1856 - Quimperlé, França, 1939)
Datação:
1890 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 73; 97; largura: 91; 115,5;
Descrição:
Pintura de costumes. Num banco de areia de uma praia da Bretanha, no Norte de França, coberto por uma vegetação rasteira batida pelo vento e sob um céu nublado matinal, vêem-se duas mulheres que choram o desaparecimento no mar de um barco de pescadores, a rapariga com o cabelo louro apanhado atrás numa trança, de camisa castanha e saia azul comprida, face rosada, enxugando as lágrimas no avental, e a senhora idosa, a seu lado, de vestes escuras, mãos rugosas cruzadas no regaço, olhando desesperada para o mar, face marcada pela dor. Na frente das figuras vê-se uma âncora enterrada verticalmente na areia, com a corrente partida e enferrujada, signo da tragédia que se consumara. No fundo, a beira-mar da praia com alguns botes ancorados, silhuetas isoladas, numa calma resignação.
Incorporação:
Transferência - Museu Nacional de Arte Antiga
Origem / Historial:
Adquirido ao autor em 1906-07, através do Legado Valmor. Integrado no MNAC em 1912. Intervenções de conservação e restauro: - Em 1971, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.07/71). Tratamento: Fixação da película cromática com cera Elemi e resina Damar, remoção do verniz amarelecido e dos retoques alteradosl, rectificação das massas aplicadas anteriormente, integração de todas as lacunas com tinta de óleo e verniz, aplicação de verniz de retoque Talens no final.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica