MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
29
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Perfume dos campos
Datação:
1899 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 199; 236; largura: 160,5; 205;
Descrição:
Pintura de alegoria. Da verdejante encosta de uma montanha com lírios plantados, surge uma figura feminina nua envolta num véu diáfano e transparente, de cabelo louro esvoaçante, elevando graciosamente a mão direita junto do peito, e que rodopiando incenseia a encosta em primeiro plano, formando um anel de perfume branco. No canto inferior direito, vista de cima, tem-se a perspectiva de um complexo fabril, com inúmeras chaminés que poluem o ar e formam uma densa camada, donde irrompem figuras que se contorcem de sofrimento, contrapondo-se por cima um céu azul e puro. Inédita fantasia Art Nouveau e um invulgar libelo contra a desenfreada industrialização de finais do século XIX.
Incorporação:
Transferência - Academia de Belas Artes de Lisboa
Origem / Historial:
Oferecido pelo autor à Academia de Belas Artes de Lisboa como prova de candidatura a Académico de Mérito, em substituição do quadro "Os catraeiros", perdido no naufrágio do vapor Saint André em 1901. Troca posteriormente autorizada pelo Conselho de Arte e Arqueologia. Integrado no MNAC em 1911.

Bibliografia

ALBERTO, Caetano - "Exposição da Sociedade Nacional de Belas Artes". O Occidente. 34º ano. Vol. XXXIV, nº 1167. 30 de Maio. Lisboa: 1911, pág. 114

ALBERTO, Caetano - "Perfume dos campos: Quadro de Luciano Freire". O Occidente. 34º ano. Vol. XXXIV, nº 1188. 30 de Dezembro. Lisboa: 1911, pág. 287

ARTHUR, Ribeiro - Arte e artistas contemporâneos (3ª série). Lisboa: Livraria Moderna, 1903, pág. 253

FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XIX. Vol. 2. Lisboa: Bertrand, 1967, pág. 240 p/b

MACEDO, Diogo de - Veloso Salgado e Luciano Freire. Colecção Museum. 2ª série, nº 4. Lisboa: MNAC, 1954, pág. 16 p/b

MATIAS, Maria Margarida - "O naturalismo na pintura". In RIO-CARVALHO, Manuel, dir. - História da Arte em Portugal: do Romantismo ao fim do século. Vol. 11. Lisboa: Alfa, 1986, pág. 112

LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 29 cor

O Occidente. 34º ano. Vol. XXXIV, 1188. 30 de Dezembro (Suplemento). Lisboa: 1911, pág. rep. p/b

PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 2. Lisboa: 1956, pág. 91-92

PINHARANDA, João - "Encruzilhadas na Royal Academy". Público. Ano XI. Nº 3647. 12 Março 2000. Lisboa: 2000, pág. 31 p/b

POMAR, Alexandre - "Os quatro na encruzilhada". Expresso/ Cartaz. Nº 1428. 11 Março 2000. Lisboa: 2000, pág. 5 cor

ROSENBLUM, Robert; STEVENS; Maryanne; DUMAS, Ann - 1900: Art at the Crossroads. Londres: Royal Academy of Arts, 2000, pág. 191 cor

LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 146, 147 cor

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica