MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
28
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato do Duque de Ávila e Bolama
Local de Execução:
Lisboa; no fundo, à direita
Datação:
1880 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 146; largura: 120,5;
Descrição:
Contra um fundo neutro e escurecido, Lupi retrata António José de Ávila (1806-1881), comissário régio, ministro de diversas pastas e várias vezes presidente do Ministério do Reino, sentado numa poltrona com estofo avermelhado, posando a 3/4 virado para a esquerda mas fitando o observador, com um ar austero, de suíças brancas no rosto. Veste uma farda de gala, pousando os cotovelos em cada braço da cadeira, com o chapéu na mão direita e o espadim na outra mão, destacando-se no peito a profusão das condecorações, entre as quais a Grã Cruz da Torre e Espada e outras comendas. Uma luz que vem da esquerda incide-lhe no rosto e nas calças brancas, iluminando igualmente as condecorações que ostenta no peito.
Incorporação:
Transferência - Academia de Belas Artes de Lisboa
Origem / Historial:
Encomenda do Duque d'Ávila e Bolama. O quadro foi legado pela Duquesa de Ávila e Bolama à Academia de Belas Artes de Lisboa, com a condição de que fosse autorizada uma cópia; condição que foi cumprida. Integrado no antigo MNAC em 1911. A obra foi alvo de interevnção de conservação e restauro em 2001, pela Firma Edmundo Silva - Peritagem e Restauro de Pintura. (ver Doc. associada)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica