MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
19
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Igreja abandonada
Local de Execução:
Bretagne; canto inferior esquerdo
Datação:
1890 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 134; largura: 95;
Descrição:
Pintura de costumes. Num canto da nave lateral de uma igreja bretã abandonada, com fissuras nas paredes e vegetação no chão, onde estão espalhados um castiçal e uma escada, enquadrado por dois arcos ogivais, um velho camponês, de chapéu e bengala na mão, contempla com uma resignação dramática no olhar a decadência do sítio, metáfora de um sofrimento interior. Ao fundo, à esquerda, uma bretã ajoelha-se frente a um altar. É um notável estudo de luz interior, que incide pela esquerda directamente no camponês, vinda de um janelão propositadamente ocultado.
Incorporação:
Transferência - Academia de Belas Artes
Origem / Historial:
Foi comprado através do legado Valmor em 1910-11 ao próprio artista por 600 escudos. Em Maio de 1989 foi transferido da Cidadela de Cascais para o Palácio Nacional da Ajuda. Desde 1991 que está nas Reservas do Museu. Informação sobre intervenções de conservação e restauro: - A obra foi intervencionada em 2001 pela Empresa Junqueira 220. (Ver Doc. associada)

Bibliografia

A. A. - "A exposição do Grémio Artístico - II". O Occidente. 14º ano. Vol. XIV, nº 442. 1 de Abril. Lisboa: Adolpho, Modesto & Cª, 1891, pág. 78

ALBERTO, Caetano - "Exposição da Sociedade Nacional de Belas Artes". O Occidente. 34º ano. Vol. XXXIV, nº 1167. 30 de Maio. Lisboa: 1911, pág. 114

ALMEIDA, Fialho de - Vida Irónica (jornal de um vagabundo). Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1924, pág. 267-71

BRAGANÇA, José de - "O Museu de Arte Contemporânea". In Portugal: A arte, os monumentos, a paisagem, os costumes, as curiosidades/ Lisboa: Museu de Arte Contemporânea. Lisboa: Neogravura, s/ d. [c. 1936], pág. 11

MATIAS, Maria Margarida - "O naturalismo na pintura". In RIO-CARVALHO, Manuel, dir. - História da Arte em Portugal: do Romantismo ao fim do século. Vol. 11. Lisboa: Alfa, 1986, pág. 108

O Occidente. 14º ano. Vol. XIV, nº 443. 11 de Abril. Lisboa: Adolpho, Modesto & Cª, 1891, pág. 84 rep. grav.

PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 4. Lisboa: 1959, pág. p. 11

Portugal: A arte, os monumentos, a paisagem, os costumes, as curiosidades/ Lisboa: Museu de Arte Contemporânea. Fasc. 9. Lisboa: Neogravura, s/ d. [c. 1936], pág. fig. 12 p/b

SANTOS, Rui Afonso; TAVARES, Cristina Azevedo - Veloso Salgado: 1864-1945. Lisboa: IPM, 1999, pág. 117 cor

Um século de pintura e escultura portuguesas. Lisboa: MNAC, 1965, pág. fig. 43 p/b

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica