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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea Denominação: Campina romana Local de Execução: Roma; canto inferior direito Dimensões (cm): altura: 81; 103,5; largura: 146,5; 170; Descrição: Paisagem. Duas meninas colhendo flores numa campina verde dos arredores de Roma, perto de um charco, destacando-se em primeiro plano os pontos vermelhos das papoilas e amarelos das margaridas, por entre a vegetação elevada e densa da campina, de um verde intenso. No fundo, vê-se o recorte de algumas árvores junto do horizonte calmo, e à esquerda, o campanário de uma igreja. Por cima, um céu limpo e estival, fonte de luz, parcialmente reflectido no charco atrás das figuras.
Nesta paisagem a perder de vista, dos arredores de Roma, Artur Loureiro consegue expandir o vocabulário naturalista através de um raro equilíbrio composicional entre horizontais e verticais, e entre a metade direita do quadro (figuras, papoilas e arvoredo) e a complementar (charco, árvore esguia e igreja); notar a vibração cromática das papoilas à direita em primeiro plano, num inédito jogo de complementares para-impressionista. Existe um diálogo elaborado entre os elementos plásticos que simultaneamente marcam a perspectiva e tornam o tema menos monótono ou convencional. Incorporação: Transferência - Academia de Belas Artes de Lisboa
Origem / Historial: Adquirido através do Legado Valmor em 1909, no leilão do Conde de Almedina. Integrado no MNAC em 1911.
Bibliografia | "Notas sobre a exposição - VI". Diário da Manhã. 15 de Junho. Lisboa: 1880, pág. 1 | A Criança nas colecções do Museu. Lisboa: MNAC, 1979, pág. 38 p/b | FERREIRA, Emília - "O elogio da natureza". In Natura Artis Magistra: A Natureza mestra das Artes. Almada: Casa da Cerca/ Centro de Arte Contemporânea, 2001, pág. 90 | LAPA, Pedro - Artur Loureiro: Campina romana. 2003. 1 p. Texto de exposição. Acessível no Museu do Chiado, Lisboa, Portugal, pág. - | MACEDO, Diogo de - Marques d' Oliveira e Artur Loureiro: Dois naturalistas. Colecção Museum. 2ª série, nº 1. Lisboa: MNAC, 1953, pág. 10 p/b | MATIAS, Maria Margarida - "O naturalismo na pintura". In RIO-CARVALHO, Manuel, dir. - História da Arte em Portugal: do Romantismo ao fim do século. Vol. 11. Lisboa: Alfa, 1986, pág. 73 cor | LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 36 cor | Natura Artis Magistra: A natureza mestra das artes. Almada: Casa da Cerca/ Centro de Arte Contemporânea, 2001, pág. 97 cor | O Grupo do Leão e o Naturalismo Português. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1996, pág. 67 cor | Os Naturalistas Portugueses. Macau: Galeria do Leal Senado, 1986, pág. s/ p. cor | PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 2. Lisboa: 1956, pág. 274 | Portugal: A arte, os monumentos, a paisagem, os costumes, as curiosidades/ Lisboa: Museu de Arte Contemporânea. Fasc. 9. Lisboa: Neogravura, s/ d. [c. 1936], pág. fig. 10 p/b | SILVA, Raquel Henriques da - "Invocação do Grupo do Leão e do Naturalismo Português". In O Grupo do Leão e o Naturalismo Português. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1996, pág. 30 | SILVA, Raquel Henriques da - "Romantismo e pré-naturalismo". In PEREIRA, Paulo, dir. - História da Arte Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. 338 | LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 158, 159 cor | |
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