Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
Denominação:
Pequena fiandeira napolitana
Autor:
PORTO, António Carvalho da SILVA (Porto, 1850 - Lisboa, 1893)
Dimensões (cm):
altura: 96,5; 123; largura: 60,5; 88;
Descrição:
Pintura de costumes. Uma rapariga vestida com um colorido traje regional italiano posa a corpo inteiro, vestindo um saião azul com um avental de duas bandas coloridas, camisa branca, corpete vermelho, lenço axadrezado nos ombros e uma touca branca cobrindo um cabelo escuro. Numa pose natural, está fiando uma linha que segura na mão esquerda, segurando a vara da roca debaixo do braço e o fuso com a mão direita, em baixo, tendo atrás uma parede acinzentada e uma trouxa garrida em cima de um banco de pedra.
Como já foi escrito, a verosimilhança instantânea e verista deste quadro assenta sobretudo na pose casual da figura, que olha calmamente para a esquerda, no seu estatismo e fisionomia neutra, enfatizado pelas linhas dinâmicas que o fuso e roca introduzem na sua composição (cf. Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950), 1994). A técnica de Silva Porto revela já uma aprendizagem madura, e sobretudo um interesse na exuberância plástica com que o traje colorido é pintado, revelando um gosto pela matéria espessa e por uma pincelada solta, adequada a uma luz meridional e intensa como é a da Itália; o cromatismo vibrante dos vermelhos do lenço e avental acabam por se tornar o sujeito marcante desta pintura, sobrepondo-se à neutralidade etnográfica da pose da italiana. Como foi apontado no catálogo da retrospectiva de 1993 (cf. Bibliografia), e como se escreve mais abaixo nas Observações desta ficha, o título mais correcto para este quadro será "Pequena fiandeira romana", traduzindo do francês o título original com que o quadro figurou, pela primeira vez em público, no Salon de Paris de 1878; a incongruência etnográfica patente nos vários títulos do quadro, originada pela confusão entre a identidade romana ou napolitana da retratada, foi originada pelo próprio pintor quando substituiu o título original para o "Napolitana fiando" da 12ª exposição da Promotora em 1880. Em vez de seguir normalmente para a Academia Portuense de Belas Artes como prova de pensionista no estrangeiro, o quadro foi oferecido por Silva Porto ao Sub-Inspector Delfim Guedes da Academia de Belas Artes de Lisboa, que iria ter uma influência decisiva na nomeação do pintor para professor de Paisagem da Academia, após o seu regresso de Paris em 1879.
Incorporação:
Transferência - Academia de Belas Artes de Lisboa