|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea Denominação: O lago de Enghien Autor: PORTO, António Carvalho da SILVA (Porto, 1850 - Lisboa, 1893) Local de Execução: Paris; verso da tela Dimensões (cm): altura: 69; 100; largura: 100; 132; Descrição: Paisagem. Vista de um lago rodeado por vegetação e espesso arvoredo nas margens, ao entardecer, destacando-se em primeiro plano, à direita, um banco de juncos onde quatro patos se passeiam discretamente. Separando primeiro e último planos, no centro, a água do lago, calma e translúcida, iluminada em matizes de amarelo e verde escuro, reflectindo o tom crepuscular do céu e a massa de arvoredo circundante, cujas copas em cima se recortam contra o céu invernil.
Realizado no final do pensionato em Paris, este quadro reflecte a lição que o português apreendera no convívio com Daubigny e a competência com que assimilou os valores plásticos e temáticos do naturalismo de Barbizon. Retornado a Lisboa em 1879, Silva Porto será o verdadeiro introdutor da estética naturalista em Portugal. Incorporação: Transferência - Academia de Belas Artes de Lisboa
Origem / Historial: Prova final o pensionato de Silva Porto em França. Enviado à Academia de Lisboa em Março de 1879. Oferecido pelo autor a Delfim Guedes, Conde de Almedina, Vice-Inspector da Academia Real de Belas Artes de Lisboa e Presidente da Sociedade Promotora das Belas Artes em Portugal. Adquirido pelo Legado Valmor no leilão do Conde de Almedina em 1909. Integrado no MNAC em 1911.
Bibliografia | ALDEMIRA, Luís Varela - Silva Porto. Lisboa: Artis, 1954, pág. est. VIII p/b | BRAGANÇA, José de - "O Museu de Arte Contemporânea". In Portugal: A arte, os monumentos, a paisagem, os costumes, as curiosidades/ Lisboa: Museu de Arte Contemporânea. Lisboa: Neogravura, s/ d. [c. 1936], pág. 10 | FERREIRA, Emília - "O elogio da natureza". In Natura Artis Magistra: A Natureza mestra das Artes. Almada: Casa da Cerca/ Centro de Arte Contemporânea, 2001, pág. 89 | MACEDO, Diogo de - Silva Porto: Um fundador. Colecção Museum. 1ª série, nº 9. Lisboa: MNAC, 1950, pág. 3 p/b | LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 27 cor | Natura Artis Magistra: A natureza mestra das artes. Almada: Casa da Cerca/ Centro de Arte Contemporânea, 2001, pág. 121 cor | PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 4. Lisboa: 1959, pág. 69 e 71 | PAMPLONA, Fernando de - Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930). Porto: Livraria Tavares Martins, 1943, pág. 90 | PARIS, Pierre - "L' Art en Espagne et en Portugal de la fin du XVIIIe siècle a nos jours". In MICHEL, André, dir. - Histoire de l' Art: Depuis les premiers temps chrétiens jusqu'a nos jours. Tome VIII. Seconde partie. Paris: Librairie Armand Colin, 1926, pág. 847 | SILVA, Raquel Henriques da (et al.) - Silva Porto (1850-1893): Exposição comemorativa do centenário da sua morte. Porto: IPM, 1993, pág. 139 cor | LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 288, 289 cor | |
|
|