MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 25 de maio de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1129
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Retrato de José Estevão Coelho de Magalhães
Autor:
Sleivart, J. (Séc. XIX)
Datação:
1862 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 76,5; largura: 65,5;
Descrição:
Sobre um fundo vermelho, retrato de meio corpo de um homem de meia idade, vestido formalmente com casaca preta, camisa branca e um laço preto ao pescoço. O retratado está semi voltado para a direita, para onde volta o rosto. Trata-se de um retrato formal de José estevão Coelho de Magalhães (1809 - 1862) deputado que se tornou célebre pelos seus dotes oratórios. A moldura é dourada. No canto inferior esquerdo, colada directamente sobre a camada cromática, encontra-se um selo branco com o número 71.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
Segundo informação contida na ficha de inventário existente no Museu de Évora esta pintura terá sido doada à Biblioteca Pública de Évora plo Cónego Abel Martins Ferreira. No inventário da colecção da B.P.E. feito por António Francisco Barata em 1890, a pintura aparece referida com o número 71, o que confirma a sua presença na dita colecção. Também Gabriel Pereira, na relação que faz desta colecção em 1884 (Pereira, 1902) nos refere esta pintura que aparece com o número 230, identificada como "Retrato do celebre orador José estevão Coelho de Magalhães" A 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica