MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 26 de junho de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1551
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Visitação
Autores:
Lopes, Gregório (n.1490?, f.1550)
Desconhecido
Datação:
1525 d.C. - 1550 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 118; largura: 90;
Descrição:
Pintura sobre madeira representando a Visitação da Virgem Maria a Sua prima Santa Isabel. Ao centro da composição, Santa Isabel, de corpo inteiro, de pé, curva-se perante a Virgem que, de olhos baixos, coloca a sua mão esquerda sobre o ombro de sua prima, apoiando a mão direita sobre o seu braço. Do lado esquerdo, num plano mais afastado, dois anjos de longas túnicas contemplam a cena. Do lado direito, também num planmo mais afastado, algumas casas. Á frente da primeira das casas encontra-se um homem que puxa um cavalo. Num alpendre, encontra-se uma figura humana, bem como em frente de uma porta um pouco mais recuada. Por detrás das casas, uma árvore com uma copa bastante frondosa. Ao fundo uma paisagem pintada em tons de azul.
Incorporação:
Outro - Mandato legal.
Origem / Historial:
A pintura é proveniente da Sacristia da Igreja do Espírito Santo. Não se sabendo em que data exacta, sabe-se que devido às más condições em que aí se encontrava, a pintura foi transferida para a então Casa Pia Masculina no Convento de São Bento de Cástris, em Évora. Segundo correspondência existente no Museu de Évora sabe-se que na década de 60 o responsável por esta instituição terá pedido que a pintura fosse tratada na Oficina de Restauro. Estando a pintura pronta no ano de 1970, e por não existirem condições em São Bento de Cástris, é pedido à Direcção Geral do Ensino Superior e de Belas Artes que a pintura seja entregue à guarda do Museu de Évora.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica