MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 24 de fevereiro de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1845
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Epigrafia
Denominação:
Lápide com dupla inscrição
Autor:
Desconhecido
Datação:
X d.C. - XII d.C. - Período Árabe
Matéria:
Mármore
Dimensões (cm):
altura: 40; largura: 63; espessura: 6;
Descrição:
Lápide rectangular aproveitada nas duas faces para a inscrição. Na face A encontra-se a inscrição em cúfico arcaico comemorativa da reconstrução de Évora (302 H - 914/915 d.C.), em campo epigráfico de seis linhas, com letras em relevo, delimitado por uma moldura, decorada no bordo superior com pequenos furos e traços rectos e curvos a uni-las. Na face B está a inscrição em cúfico simples, comemorativa de fundação (séc. VI H - séc. XII ), em campo epigráfico de seis linhas, com grande desgaste e com restos de moldura estreita e lisa.
Incorporação:
Outro - Encontrada em Julho de 1968, em obras no Museu.
Proveniência:
Museu de Évora.
Origem / Historial:
Inscrição encontrada em obras no Museu de Évora em Julho de 1968, estava reaproveitada na cabeceira de uma sepultura. Reporta-se à reconstrução de Évora depois do saque cristão de Ordonho II (18 de Agosto de 913). A cidade foi abandonada em 913 e só seria reconstruída no ano seguinte, no Ano da Hégira de 302 (27 de Julho de 914 a 1 de Julho de 915) . Na face posterior a inscrição reporta-se a uma fundação protagonizada por Abu Muhammad Sidray Ibn Wazir al-Qaysi, pode ser datada do segundo quartel de 1151.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica