MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional do Teatro
N.º de Inventário:
MNT 134232
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Gravura
Denominação:
Francisco Alves da Silva Taborda (Ator Taborda)
Título:
Ator Taborda
Autor:
Rafael Bordalo Pinheiro
Datação:
1873 d.C.
Matéria:
Gravura
Suporte:
Papel
Técnica:
Litografia
Dimensões (cm):
altura: 48,7; largura: 31,9;
Descrição:
Caricatura do actorTaborda com uma cartola na mão e uma coroa de louros no braço esquerdo.Tem uma dedicatória "A Taborda oferece Rafael Bordalo Pinheiro"
Incorporação:
Doação - -
Origem / Historial:
PEQUENA NOTA BIOGRÁFICA Francisco Alves da Silva Taborda, mais conhecido por Ator Taborda, nasceu em 8 de Janeiro de 1824 e morreu a 5 de Março de 1909. Começou por ser aprendiz de tipógrafo numa tipografia que fazia cartazes para teatro, cujo proprietário era também proprietário de um barracão onde apresentava um “circo de cavalinhos”, sendo aqui que Taborda contacta com inúmeros artistas da época. Estreou-se como ator amador no Teatro Timbre, na peça “Diplomata”. O referido barracão foi transformado em teatro, o Teatro Ginásio, inaugurado em 1846, com a peça “Os Fabricantes de Moeda Falsa” tendo Taborda tido uma recepção bastante acolhedora. Afastou-se temporariamente dos palcos devido à instabilidade política que afetou o meio teatral, tendo ido estagiar para Paris a expensas de D. Fernando II. Regressa a Portugal e ao Teatro Ginásio, tendo tido grande sucesso nas peças “Misantropo” e “A Marquesa”. Desempenha com enorme sucesso personagens cómicas sobretudo de Molière. Em 1861 começa a fazer digressões pelo país, actou no Teatro Nacional D. Maria II e no Teatro da Trindade. Em 1870 é criado o Teatro Taborda em sua homenagem. Em 1871 realizou uma digressão ao Brasil. Em 1879 começou a ter os primeiros sintomas de surdez e em 1883 o rei D. Luis concedeu-lhe um reforma, tendo-o já agraciado com a comenda da Ordem de Santiago. Faleceu em 1909.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica