MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Monday, September 16, 2019    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Machado de Castro
Inventory number:
2608;P42
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
São Bartolomeu
Author:
Vicente Gil (doc.Coimbra 1498-1525)
Date / Period:
1491 A.D - 1518 A.D
Measurments (cm):
height: 132,8; length: 79,5;
Description:
Pintura a óleo sobre madeira de carvalho. Painel constituído por três tábuas, ligadas na vertical representando o apóstolo São Bartolomeu que ocupa o centro da composição e ostenta na mão esquerda o Livro e na direita a faca do seu martírio - Bartolomeu foi esfolado vivo. A par deste atributo usual, acompanha-o um demónio encadeado (representação rara). Em fundo de paisagem foram pintadas cenas secundárias (duas) alusivas à vida do santo. Moldura de madeira, dourada.
Incorporation:
Transferência - Conventos extintos. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Origin / History:
Esta peça fez parte de um retábulo doado pela Rainha D. Leonor ao Mosteiro de Santa Clara, de Coimbra. V. Elemento de um conjunto: a proposta de reconstituição de um retábulo da autoria de Vicente Gil com estas sete pinturas (3 painéis mais 4 tábuas de predela) foi avançada por Joaquim Caetano no catálogo da Exposição "Francisco Henriques - um pintor em Évora no tempo de D. Manuel I", Lisboa, 1997, pp.194-203. Nesse mesmo artigo é proposta outra proveniência para o retábulo: o Mosteiro de Santa Cruz, de Coimbra. J. Caetano propõe ainda diferente datação: c. 1510-1520. Pedro Dias, na exposição "Vicente Gil e Manuel Vicente - pintores da Coimbra Manuelina", 2003, apresentou a reconstituição do retábulo seguindo a hipótese de Joaquim Caetano.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits