MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 16 de setembro de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
2608;P42
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
São Bartolomeu
Autor:
Vicente Gil (doc.Coimbra 1498-1525)
Datação:
1491 d.C. - 1518 d.C.
Dimensões (cm):
altura: 132,8; comprimento: 79,5;
Descrição:
Pintura a óleo sobre madeira de carvalho. Painel constituído por três tábuas, ligadas na vertical representando o apóstolo São Bartolomeu que ocupa o centro da composição e ostenta na mão esquerda o Livro e na direita a faca do seu martírio - Bartolomeu foi esfolado vivo. A par deste atributo usual, acompanha-o um demónio encadeado (representação rara). Em fundo de paisagem foram pintadas cenas secundárias (duas) alusivas à vida do santo. Moldura de madeira, dourada.
Incorporação:
Transferência - Conventos extintos. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Origem / Historial:
Esta peça fez parte de um retábulo doado pela Rainha D. Leonor ao Mosteiro de Santa Clara, de Coimbra. V. Elemento de um conjunto: a proposta de reconstituição de um retábulo da autoria de Vicente Gil com estas sete pinturas (3 painéis mais 4 tábuas de predela) foi avançada por Joaquim Caetano no catálogo da Exposição "Francisco Henriques - um pintor em Évora no tempo de D. Manuel I", Lisboa, 1997, pp.194-203. Nesse mesmo artigo é proposta outra proveniência para o retábulo: o Mosteiro de Santa Cruz, de Coimbra. J. Caetano propõe ainda diferente datação: c. 1510-1520. Pedro Dias, na exposição "Vicente Gil e Manuel Vicente - pintores da Coimbra Manuelina", 2003, apresentou a reconstituição do retábulo seguindo a hipótese de Joaquim Caetano.

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

IFN 23208TC Autor: José Pessoa | 2003 ADF/DGPC

imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: R00-2003 Autor: Cândida Ferreira Localização: MNMC

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica