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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional Machado de Castro N.º de Inventário: 2514;P522 Título: Invenção da Cruz por Santa Helena / Painéis do retábulo-mor do Mosteiro de Santa Cruz, Coimbra Autor: Cristovão de Figueiredo (act. 1515-1555) Datação: 1521 d.C. - 1530 d.C. Suporte: Madeira de carvalho Dimensões (cm): altura: 150; comprimento: 140; Descrição: Pintura retabular; painel do retábulo-mor renascentista do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.
A cena decorre num espaço exterior, representando Jerusalém, enquadrado à esquerda pelo Gólgota e à direita por penhascos que se alongam de forma irreal até ao limite da pintura.
No primeiro plano divisa-se um grupo de figuras que se inclinam para o solo, de onde se desenterra a Cruz de Cristo. Desse grupo destaca-se à direita Santa Helena, faustosamente vestida e coroada, secundada por quatro aias, também ricamente trajadas e adornadas de jóias.
Em segundo plano, ao centro, está erguida a tenda imperial, junto à qual foram armadas outras duas de menor dimensão. Uma multidão de soldados ladeia as tendas, à direita.
A agitação da cena é criada pelo elevado número de figuras representado nos vários planos, pelos gestos dos braços das personagens do primeiro plano e pela hábil distribuição dos elementos em diagonais que se cruzam ou são cortadas por linhas horizontais. A atenção do observador dirige-se assim inevitavelmente para o ícone dos cristãos: a verdadeira cruz (Vera Cruz). A mesma que é a invocação do mosteiro dos frades de Santa Cruz de Coimbra, que com o patrocínio do rei D. Manuel puderam mandar pintar o retábulo-mor em que a exaltam.
A moldura foi executada na Escola Industrial Brotero, até Setembro de 1916.
Nota: descrição passível de ser alterada, em pormenores da composição, devido à intervenção de conservação e restauro, ainda erm curso.
Hipóteses de reconstituição do retábulo, v. bibliografia: Dias, Pedro, 1983, pp.3-14; Pereira, Fernando António, 2001.
Incorporação: Transferência - Conventos extintos. Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra
Origem / Historial: *Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006*
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Encomendado a Cristovão de Figueiredo para o altar-mor da igreja do Mosteiro de Santa Cruz, em 1521, o políptico só ficaria pronto em 1530.
Foi substituído, no início do século XVII (1610-1612) por outra estrutura retabular, com pinturas a óleo sobre madeira da parceria de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão, apeada no século XIX e substituída por retábulo que contemplava uma só tela.
Após a lei de 1834 (decreto da extinção das Ordens Religiosas), o convento dos Cónegos de Santa Cruz foi extinto.
Este painel e o que representa a "Ressurreição do Mancebo", MNMC2513, foram depositados no Instituto de Coimbra em 1908, pela Paróquia de Santa Cruz. Daí transitou para o acervo do MNMC aquando da sua criação em 1911 e foi registado no Livro de Inventário de 1915-16.
Também foi integrado nas coleções do MNMC o painel "O Imperador Heraclio com a Cruz", MNMC2512, pertencente ao mesmo retábulo.
Bibliografia | Cartório do Mosteiro de Santa Cruz. Tom.5 das Notas, liv. 10, fl.150. Bibl. 7, pp-4-5. Coimbra: 1530, pág. p.42, fig27 | Cores, figura e luz. Pintura Portuguesa do século XVI na colecção do Museu Nacional de Soares dos Reis (cat. exp.). Porto: IPM - Museu Nacional de Soares dos Reis, Dezembro 2004, pág. p.42, fig27 | CORREIA, Vergílio - Estudos de História de Arte, Obras. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1953, pág. - | DIAS, Pedro - "O Retábulo Quinhentista da Igreja de Santa Cruz de Coimbra", in O Mundo da Arte, nº16 - Dezembro. Coimbra: U.C., 1983, pág. - | Documentos do ATT. Corpo Cronologico, parte I, maço 27, doc.121, Bibl. 3, p.25 e 26; Bibl.3 A, p.31 e 32: 1521-1522, pág. - | MARKL, Dagoberto; PEREIRA, Fernando António Baptista - "O Renascimento", in História da Arte em Portugal, vol. 6. Lisboa: Alfa, 1986, pág. - | PEREIRA, Fernando António Baptista - Imagens e Histórias de devoção. Espaço, Tempo e Narrativa na Pintura Portuguesa do Renascimento (1450-1550). (dissertação de doutoramento em Ciências da Arte). Faculdade de Belas Artes da U.L.: policopiado, 2001, pág. - | TEIXEIRA, José Carlos da Cruz - A Pintura Renascentista Portuguesa. Ensaio de Caracterização (dissertação de doutoramento). Universidade Nova de lisboa: policopiado, 1991, pág. - | |
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