MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
795;E132
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Retábulo (fragmento)
Título:
Baptismo de Cristo
Datação:
1540 d.C.
Matéria:
Calcário
Técnica:
Baixo-relevo e meio-relevo
Dimensões (cm):
altura: 167; largura: 90;
Descrição:
Fragmento de retábulo em calcário composto por predela rectangular e painel central, separados por moldura saliente. O painel representa em meio-relevo o Baptismo de Cristo, por São João Baptista. Jesus, ao centro, tem as pernas imersas no leito do rio, enquanto São João, colocando a mão direita num plano mais elevado, estende o braço sobre a cabeça de Cristo, em atitude de baptismo, brotando da mão aberta a flama do Espírito Santo. À esquerda de Cristo está um anjo alado que contemplando a cena e segura na toalha. No topo do eixo central apresenta a pomba do Espírito Santo, rodeada por flamas e por filactera formando volutas. No fundo, à esquerda, o painel apresenta paisagem em baixo-relevo, constituída por árvore de folha miúda e tronco grosso, ao qual se agarra a figura de São João Baptista. Este, apresenta manto de pregas largas, dobradas e soltas, lançado sobre o ombro esquerdo, acompanhando a posição do corpo em serpentina. Cristo está envolto apenas com o perisónio, caindo obliquamente sobre as pernas, com nó largo e solto à esquerda. A predela, apresenta esculpida em baixo-relevo a Degolação de São João Baptista. Este, ajoelhado ao centro de mãos acorrentadas, surge entre uma figura feminina com um vestido leve e longo e uma masculina, de vestes militares, erguendo a espada que simula a acção da cena representada. Apresenta fundo arquitectónico, à esquerda envolto em arvoredo, e à direita destacando-se uma arquitectura com alçado de dois andares onde assoma uma personagem.
Incorporação:
Transferência - Conventos extintos. Mosteiro de Santa Maria de Celas. Coimbra
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* José Maria d' Andrade [1892] situa este retábulo no Refeitório do Mosteiro de Celas. A. N. Gonçalves [1974] situa-o ao lado do arco-cruzeiro na Igreja.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica