MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
4077;E128
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Retábulo da Visitação
Oficina / Fabricante:
Oficina de João de Ruão
Datação:
1564 d.C.
Matéria:
Calcário
Técnica:
Baixo-relevo; Alto-relevo
Dimensões (cm):
altura: 166; largura: 200;
Descrição:
Retábulo em calcário representando a visitação da Virgem Maria a sua prima Santa Isabel. Apresenta baixo-relevo na decoração e fundo dos painéis e alto relevo (de três quartos), nas figuras. O retábulo dispõe-se em tríptico, assentando em base lisa, com molduras de perfil plano. Apresenta dois painéis laterais comunicantes com o central, mas mais estreitos que este. Os painéis abrem-se em profundidade, para albergar as personagens da cena - ao centro a Virgem abraçando Santa Isabel que se ajoelha, perante o olhar de uma figura masculina (Zacarias?). A cena desenrola-se num fundo no qual se abre uma porta perspectivada, rasgada num corpo arquitectónico e encimada por abóbada em vieira relevada, sob abóboda de canhão com caixotões de rombos, quadrados com rosetas e círculo, unidos por uma cadeia. Os painéis laterais enquadram, de ambos os lados, duas figuras jovens, a da direita com o braço flectido sobre o peito e a da esquerda com um chapéu na mão. O fundo do painel central arquitectónico do painel central tem continuidade, apresentando, no painel da esquerda, outra porta perspectivada. O enquadramento retabular apresenta quatro pilastras jónicas, decoradas com motivos de influência flamenga - cartelas circulares, rectangulares, duplas volutas e cachos de frutos, alternam-se, unidos em cadeia. Sobre os painéis laterais, apresenta dois frontões semicirculares com vieira, ladeando o frontão central. Dispõem-se entre os dois, de cada lado, dois querubins relevados.
Incorporação:
Compra - Depósito Teixeira de Carvalho (1915). Mosteiro de São Marcos, Tentúgal.
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* É proveniente do Mosteiro de São Marcos, em Tentúgal, onde estaria colocado no altar da Capela da Visitação, no claustro.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica