Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
4098;E134
Denominação:
Retábulo da Misericórdia
Título:
Virgem da Misericórdia
Técnica:
Baixo-relevo, alto-relevo, policromia
Dimensões (cm):
altura: 286; largura: 312; profundidade: 31;
Descrição:
Retábulo em calcário (incompleto) de estrutura em tríptico de dois andares e enquadramento arquitectónico com pilastras coríntias no primeiro andar e colunas-balaústre no segundo. Invocativo de Nossa Senhora da Misericórdia, representada no painel central superior.
Em cada um dos andares, dois painéis laterais ladeiam o painel central, mais largo. No primeiro andar, os encasamentos das pilastras que separam os painéis, albergam figuras de santos: São João Baptista, São Roque, São Jerónimo e São Sebastião.
De acordo com a disposição actual dos painéis, a sua leitura inicia-se no painel central do 1º andar, com a cena da Visitação, segue para a esquerda com o Presépio ou Adoração dos Pastores, depois para o superior esquerdo, com a Adoração dos Magos, seguido do painel inferior direito com a Apresentação do Menino no Templo, do superior direito com a Fuga para o Egipto, terminando no painel central superior, com a representação da Virgem da Misericórdia.
No painel da Visitação está representada a Virgem abraçando Santa Isabel, ladeadas à direita por duas figuras femininas e à esquerda por Zacarias, destacando-se de um fundo arquitectónico e árvores em baixo-relevo.
No painel com a representação do Presépio destaca-se a Virgem e São José ladeando o Menino, rodeados por anjos, pastores e os animais, enquadrados num arco, através do qual se perspectiva fundo arquitectónico. A Adoração dos Magos está também perspectivada num fundo com arco, destacando-se ao centro a Virgem entronizada, com o Menino ao colo; à sua direita São José, à esquerda os Reis Magos com as ofertas
Envolvendo a cena da Apresentação do Menino no Templo, novamente um arco de triunfo enquadra o fundo esculpido em perspectiva; em primeiro plano está a Virgem ajoelhada, com o Menino e o altar dispostos obliquamente, tendo atrás de si São José e uma figura feminina, mais atrás ainda outra figura, masculina, segurando as pontas de um dossel.
A cena da Fuga para o Egipto enquadra-se ainda em arco, representando a Virgem e o Menino sentados no burro, em posição frontal, conduzido à direita por São José, destacando-se de fundo com paisagem campestre, onde está ainda presente um anjo.
O painel central superior, representa a Virgem da Misericórdia, elevando-se sobre um querubim e o crescente lunar; tem o manto aberto, seguro por anjos, para albergar diversas figuras esculpidas em decrescente - do lado esquerdo santos e prelados, do direito o imperador e dignatários civis. Sobre este painel conserva-se ainda o entablamento do ático.
Incorporação:
Doação - Sr. Manuel da Silva